
Uma reunião realizada na manhã desta terça-feira (10), na Secretaria de Trânsito de Cruz Alta, reuniu autoridades municipais e representantes de grupos de trilhas e praticantes de off-road do município. O encontro marcou o início dos cadastros dos grupos off-road, que conta com número expressivo de adeptos na cidade.
Durante a reunião, foram discutidos os primeiros encaminhamentos para a definição das fichas cadastrais, o alinhamento das responsabilidades dos representantes dos grupos e o esclarecimento de dúvidas sobre o funcionamento do cadastro. A iniciativa é baseada na Lei Municipal nº 3.943/25, que institui o Cadastro Municipal de Praticantes de Atividades Off-Road, de autoria do vereador Gustavo Jung Bilibio do MDB. A partir dessa legislação, o município passou a estruturar um banco de dados para identificar praticantes de quadriciclos, motos de trilha e veículos do tipo ATV, conhecidos como “gaiolas”.
Participaram do encontro o vereador Gustavo Jung Bilibio, proponente da Lei, o secretário adjunto de Mobilidade, José Jornada, e o coordenador do Departamento Municipal de Trânsito, Paulo Henrique Oliveira, além de representantes dos grupos locais de off-road. Nas próximas semanas, novas reuniões devem ocorrer para sanar dúvidas dos praticantes e dar início aos preparativos dos eventos previstos no calendário de aniversário de Cruz Alta, que tradicionalmente atraem participantes de toda a região e também de países vizinhos, como Argentina e Uruguai.
Com informações do assessor Diógenes Riguer
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 10/02/2026


