
Na manhã da sexta-feira, 6 de fevereiro, a Prefeitura de Cruz Alta, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, realizou uma ação de orientação no Eco Ponto da Parada Benito com foco em informar os usuários sobre a destinação correta dos resíduos, as regras de uso do espaço e os dias e horários de funcionamento do local.
A iniciativa faz parte de um trabalho contínuo de informação e esclarecimento à população, especialmente aos profissionais que atuam com ajardinamento e poda, que utilizam o espaço para o descarte de resíduos volumosos. O Eco Ponto da Parada Benito é considerado um ponto estratégico para esse tipo de material, principalmente restos vegetais.
“O Eco Ponto da Parada Benito é um espaço estratégico para a cidade, especialmente para o descarte de resíduos volumosos de ajardinamento e poda. Nosso objetivo com essas ações de orientação é garantir que a população utilize o local de forma correta, respeitando as regras e os tipos de materiais aceitos.A partir de fevereiro, com a operação de moagem feita por empresa terceirizada, todo esse material terá destinação adequada, sem permanecer no local, o que melhora a organização do espaço e o cuidado ambiental”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, Rogério Coradini.
A partir do mês de fevereiro, o local passa a contar com a atuação de uma empresa terceirizada para a operação de moagem de galhos, árvores e móveis de madeira. O resíduo resultante desse processo não permanecerá no local e terá destinação adequada, conforme as normas ambientais.
O funcionamento do Eco Ponto foi organizado para atender a demanda da comunidade, incluindo o sábado, dia de maior movimento para atividades de ajardinamento na cidade. O atendimento ocorre de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Aos sábados, o horário é das 10h às 12h e das 14h às 18h.
No local, são aceitos restos vegetais de ajardinamento e poda, móveis de madeira, sofás e colchões. Não são aceitos restos de obras, resíduos residenciais como sacolas plásticas, restos de comida, peças plásticas em geral, materiais metálicos ou que contenham metal, equipamentos eletrônicos, fraldas, roupas e similares, além de isopor, garrafas PET ou de vidro e pneus.
Para orientar a população sobre a destinação correta dos materiais que não são aceitos no Eco Ponto da Parada Benito, o município conta com o Programa Destina+. Por meio de QR Code, o cidadão tem acesso a informações sobre os diferentes tipos de resíduos e as formas adequadas de encaminhamento. Atualmente, os Eco Totens do programa estão instalados no calçadão em frente à Rodoviária, na Rua Plácido de Castro e na Praça Erico Verissimo, na calçada em frente à Rua Pinheiro Machado. Novos pontos de consulta serão implantados em breve em outros locais da cidade.
Durante a ação, a equipe também reforçou a orientação para que não sejam levados ao local restos mortais de animais de estimação ou de qualquer natureza, além do pedido para que não haja abandono de cães na área do Eco Ponto.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 10/02/2026


