
Moradores do bairro Santa Terezinha 1, em Cruz Alta, receberam orientações, na noite de quarta-feira, 4, sobre como deverão proceder para interligar seus imóveis às redes de esgoto que estão sendo implantadas pela Corsan. As obras preveem a instalação de sete quilômetros de redes coletoras de esgoto doméstico e deverão ser concluídas até o final deste ano. Serão beneficiadas cerca de 500 residências.
A reunião ocorreu no CTG Rodeio da Saudade e fez parte do Programa Afluentes, iniciativa da Corsan que aproxima a empresa das comunidades, promove o diálogo com a população e esclarece sobre projetos de saneamento básico em andamento.
O coordenador de engenharia da Corsan, Rubens Felício, detalhou as etapas das obras e explicou a diferença entre a rede pluvial, que faz a drenagem da água das chuvas, e a rede cloacal, que deve receber exclusivamente os resíduos domésticos para tratamento adequado.
Investimentos
Os investimentos que estão sendo feitos pela Corsan para expansão do saneamento em Cruz Alta foram ressaltados pelo gerente de relações institucionais da Companhia na Região Central, Felipe Trindade. Ele reforçou também a importância de os clientes utilizarem os canais digitais de relacionamento da empresa com a população, para fazer solicitações, comunicados ou obter informações. Isso agiliza a tomada de providências e a mobilização das equipes de serviço.
Podem ser utilizados o aplicativo Corsan, site cliente.corsan.com.br, WhatsApp (51) 99704-6644 e ligações gratuitas pelo 0800.646.6444. O gerente também informou que o atendimento presencial na loja da Companhia - na Avenida Presidente Vargas, 335 - está sendo reestruturado e passou a contar com mais atendentes, para melhoria dos serviços.
Programa Afluentes
“Esse encontro foi um importante espaço de diálogo com os moradores do bairro Santa Terezinha 1. Permitiu ouvir as demandas, esclarecer dúvidas e reforçar nosso compromisso com a busca de soluções e do fortalecimento da parceria com a comunidade,” afirmou o analista de responsabilidade social da Companhia, Douglas Machado.
O programa Afluentes é organizado pela equipe de responsabilidade social e pode ser recebido nos bairros interessados por meio de agendamento pelo WhatsApp (55) 99651-7932.
Universalização do saneamento
Todos os projetos da Corsan - tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto - estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal.
Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Companhia planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 06/02/2026
