Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

Polícia investiga envenenamento que matou cães e gatos em Selbach

  • Polícia investiga envenenamento que matou cães e gatos em Selbach

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar a morte de pelo menos dez animais no município de Selbach. A investigação teve início após o registro de um boletim de ocorrência na segunda-feira (2), feito por integrantes de um grupo voluntário de proteção animal.

Conforme o relato do grupo Cão Viver, sete cães e três gatos foram encontrados mortos, todos com sinais compatíveis com envenenamento. Entre os animais há tanto pets com tutores quanto animais comunitários. Em alguns casos, os cães estavam amarrados no pátio das próprias residências.

Segundo a voluntária Mirian Maldaner, os relatos começaram a surgir em diferentes pontos da cidade. “Os relatos foram aparecendo de vários moradores em locais distintos do município. Todos os animais encontrados apresentavam sinais de envenenamento, inclusive alguns localizados pela Secretaria de Obras”, afirmou.

As primeiras suspeitas surgiram no sábado (31). No domingo (1º), moradores procuraram o grupo após o desaparecimento de cães. Pouco depois, alguns dos animais foram encontrados mortos, somando quatro casos somente naquele dia. Em uma das ocorrências, um animal foi localizado dentro de um saco plástico enterrado. Um gato também foi encontrado morto em situação semelhante.

Em nota à imprensa, a Polícia Civil informou que os animais foram localizados em diferentes locais do município e em distintos estados de decomposição, o que indica que as mortes podem não ter ocorrido no mesmo momento. Os corpos foram encaminhados pelo grupo voluntário a um médico-veterinário, que irá emitir laudo apontando a causa das mortes.

A Delegacia de Polícia de Selbach já iniciou a oitiva de tutores dos animais e verifica a existência de câmeras de monitoramento que possam ter registrado as ações. Até o momento, não há testemunhas identificadas e a polícia destaca que ainda não é possível afirmar se todos os casos têm relação entre si, o que será esclarecido ao longo do inquérito.

Maus-tratos e envenenamento de animais são crimes previstos em lei. Pela legislação federal, a pena para crueldade contra cães e gatos varia de dois a cinco anos de reclusão. Para outras espécies, a detenção pode chegar a um ano.


Com informações da Rádio Cidade de Ibirubá e GZH

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 05/02/2026

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.