
A definição do calendário de eventos da 46ª Coxilha Nativista foi pauta de uma reunião realizada entre a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, a secretária municipal de Cultura e Turismo, Shana Reis, e os produtores do festival João Bosco Ayala e Renato Morais. O encontro teve como objetivo alinhar datas, organização e planejamento desta edição do festival.
Durante a reunião, foi confirmada a realização da 46ª Coxilha Nativista, da 9ª Coxilha Instrumental e da 40ª Coxilha Piá, de 27 de julho a 1º de agosto de 2026. As datas marcam mais um capítulo de um dos festivais mais tradicionais do Rio Grande do Sul, reconhecido por preservar e difundir a música, a poesia e as tradições do nativismo gaúcho.
Uma das novidades anunciadas é que, neste ano, a fase local da Coxilha Piá acontecerá no Ginásio Municipal, na segunda-feira, 27 de julho, marcando o início da programação do festival. Diferentemente das edições anteriores, que eram realizadas na Casa de Cultura, a mudança busca oferecer melhor estrutura para participantes e público, além de valorizar ainda mais o festival voltado às crianças e jovens de Cruz Alta.
O encontro também evidenciou o alinhamento entre o poder público municipal e a organização do evento, destacando a importância da Coxilha Nativista como patrimônio cultural e no fortalecimento do turismo e da economia local.
A secretária de Cultura e Turismo, Shana Reis, destacou que esta edição terá um olhar especial para a 40ª Coxilha Piá. “É algo muito importante este ano, são os 40 anos da Coxilha Piá, que é o festival mais antigo e que sempre trouxe jovens talentos ao palco. Vamos trabalhar bastante essa temática”, afirmou.
Além disso, a secretária adiantou que a 46ª Coxilha Nativista prestará uma homenagem aos 400 anos das Missões Jesuíticas, incorporando o tema à programação cultural do festival. A proposta busca valorizar a história e a identidade regional, conectando tradição, memória e arte.
Com o calendário definido, a organização inicia agora as próximas etapas de planejamento, garantindo a qualidade artística e a continuidade de um evento que há décadas, de forma ininterrupta, celebra a identidade e a tradição do povo gaúcho.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 05/02/2026