
A prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, cumpriu nesta terça-feira (3/02) uma série de agendas institucionais em Porto Alegre, com o objetivo de fortalecer parcerias e garantir apoios ao II TecnoShow da Irrigação e ao 1º Encontro Internacional de Irrigantes, que serão realizados nos dias 13 e 14 de maio, no Clube Arranca, em Cruz Alta.
Acompanhada do produtor rural e um dos organizadores do evento, João Augusto Telles, a prefeita esteve reunida com representantes de órgãos do Governo do Estado e de instituições financeiras estratégicas, como o BADESUL, reforçando o caráter institucional e a relevância do evento para o desenvolvimento do agronegócio gaúcho.
O primeiro compromisso da agenda foi no BADESUL, onde a comitiva foi recepcionada pelo diretor-presidente de Operações Privadas, Flávio Luiz Lammel. Na ocasião, foi apresentado o projeto do evento e confirmada a participação e o apoio financeiro da instituição, consolidando mais uma parceria importante para a realização do TecnoShow. Na sequência, a prefeita Dra. Paula reuniu-se com o secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, e com o diretor-adjunto da pasta, João Ricardo Oliveira.
Encerrando a agenda, a comitiva esteve na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, onde participaram de uma reunião com o secretário adjunto Marcelo Camardelli Rosa. Durante o encontro, a secretaria manifestou apoio institucional ao evento e sinalizou, além da participação, o empenho na busca por patrocínios, reforçando o compromisso do Estado com iniciativas voltadas à gestão eficiente da água e à sustentabilidade.
Cruz Alta: Capital da Irrigação
Reconhecida como Capital da Irrigação, Cruz Alta se prepara para, mais uma vez, ser o centro do debate sobre inovação, sustentabilidade e segurança hídrica no agronegócio. O município conta com cerca de 15 mil hectares irrigados e possui a maior área de pivô central do Rio Grande do Sul e da Região Sul, além de integrar o Polo de Irrigação do Noroeste Gaúcho, reconhecido pelo Governo Federal. Esse contexto confere ao evento um caráter estratégico no enfrentamento das mudanças climáticas e na promoção do desenvolvimento rural sustentável.
Para a prefeita Dra. Paula, o TecnoShow é resultado de planejamento e alinhamento com os desafios atuais da agricultura. “O II TecnoShow da Irrigação e o 1º Encontro Internacional de Irrigantes representam o compromisso de Cruz Alta com o planejamento, a inovação e o futuro da nossa produção agrícola. Agradeço o apoio institucional e a parceria do BADESUL, da SDR e da SEMA, para o fortalecimento deste evento. A participação dessas entidades qualifica o evento, amplia seu alcance e reafirma a importância da atuação conjunta entre poder público, setor produtivo e instituições na construção de políticas públicas e soluções voltadas à segurança hídrica e ao desenvolvimento do agronegócio. Somos reconhecidos como Capital da Irrigação e temos a responsabilidade de liderar esse debate, especialmente em um cenário de mudanças climáticas e estiagens recorrentes que impactam diretamente o Rio Grande do Sul”, destacou a prefeita.
O produtor rural João Augusto Telles reforçou o papel estratégico da irrigação para o setor. “Quem vive da terra sabe que a irrigação deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma ferramenta essencial para garantir produtividade, renda e segurança alimentar. O TecnoShow é um espaço de troca de experiências, acesso a novas tecnologias e construção de soluções concretas. Reunir produtores, pesquisadores, gestores públicos e instituições financeiras é fundamental para avançarmos em políticas públicas, financiamento e gestão eficiente da água”, afirmou.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 05/02/2026
