
O Rio Grande do Sul teve uma quinta-feira, 29, marcada pela presença do sol, abafamento e temporais. A chuva e ventos fortes causaram tromba d’água no Litoral Norte gaúcho. Em Porto Alegre, o mau tempo fez com que um barco com dois velejadores no Guaíba. O calor no interior chegou a 39,2ºC em Uruguaiana enquanto na região metropolitana da capital a máxima foi de 32,6ºC em Campo Bom.
O TEMPO NA SEXTA-FEIRA
Nesta sexta-feira, 30, o cenário climático no território gaúcho não será muito diferente. Conforme a MetSul Meteorologia, sol aparece com nuvens mais uma vez na maioria das regiões gaúchas, mas, assim como na quinta, ocorrem períodos de maior nebulosidade.
Massa de ar quente e úmido persiste sobre o território gaúcho e traz outro dia com instabilidade em diversas regiões. Chove em diferentes pontos do estado, mas, especialmente, em localidades da Metade Leste gaúcha. A chuva isoladamente novamente deve ser forte e com risco de temporais.
O calor prossegue e com abafamento pela alta umidade. As maiores máximas tornam a ocorrer no Oeste gaúcho, onde o tempo estará mais aberto.
CRUZ ALTA
A sexta-feira deve ter sol e nuvens, com maior nebulosidade durante o período. Chance remota de pancadas de chuva, típicas de verão, especialmente na tarde. A temperatura máxima fica entre 26ºC e 27ºC.
O Fim de semana será de calor moderado, com sol e nuvens e sem chuva.
Na quinta-feira, a máxima chegou aos 29,8ºC e a mínima foi de 16,9ºC. A Chuva durante a tarde registrou 18,6 mm na área urbana e 33 mm na área rural. No corpo de bombeiros, a principal ocorrência foi a queda de uma árvore, devido a um raio, na Rua Antônio Dias da Costa no Bairro Bonini 2. A rua ficou interditada e os bombeiros efetuaram a liberação durante a tarde, por volta das 15h45. Ninguém ficou ferido.
Com informações do Correio do Povo, Metsul e Inmet/ Foto-redes sociais
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 30/01/2026