
Uma sequência de furtos de fios e cabos tem causado transtornos à população de Cruz Alta ao longo desta semana, afetando bairros e a região central do município.
Na madrugada desta quinta-feira, 22 de janeiro de 2026, moradores da Rua Alois Olders, no Bairro Abegay, ficaram sem energia elétrica desde aproximadamente as 3h da madrugada. Uma equipe técnica da RGE, esteve no local , no inicio da tarde e constatou que a interrupção no fornecimento foi causada pelo furto de fios de cobre da rede elétrica, em um trecho entre um poste e outro.
Centro da cidade também foi afetado
Ainda nesta semana, um furto de fios registrado na Rua Andrade Neves, no Centro de Cruz Alta, deixou 18 residências sem energia elétrica, ampliando os prejuízos e reforçando a preocupação com a recorrência desse tipo de crime.
Furto em torre de telefonia
Outro caso foi registrado na Rua Ricardo Kunde, nº 990, no Bairro Jardim Petrópolis II. Conforme ocorrência policial, entre as 22h de segunda-feira (20) e as 6h da manhã do dia seguinte, foram furtados 120 metros de cabos de alimentação das RRUs da operadora Claro e 120 metros de cabos de 10 mm das RRUs e EAU da Unifique, em uma torre de telefonia celular instalada no local.
O furto causou danos à proteção dos cabos, além do corte da proteção dos muros. Não há testemunhas, suspeitos identificados ou câmeras de vigilância no local.
Alerta à população
O furto de fios e cabos é um crime que impacta diretamente toda a comunidade, provoca prejuízos financeiros, compromete serviços essenciais como energia e telecomunicações, além de gerar riscos à segurança e transtornos aos moradores.
Com informações da Polícia Civil e Repórter Cidade Amauri Rodrigues
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 23/01/2026