
A Associação Sarita Vit, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta, realiza no dia 27 de janeiro, terça-feira, das 13h30 às 16h30, na Câmara Municipal de Vereadores, a Capacitação em Acolhimento da Comunidade LGBTQIAPN+ de Cruz Alta. A atividade tem como foco principal a qualificação do atendimento, o fortalecimento do respeito e a promoção de uma escuta sensível e inclusiva nos espaços institucionais do município.
A capacitação é direcionada prioritariamente a servidoras e servidores públicos, mas também está aberta à comunidade em geral, reforçando o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa, acolhedora e livre de preconceitos.
Além da iniciativa formativa, Cruz Alta também será destaque em nível estadual. No dia 29 de janeiro, uma representante da comunidade trans do município será homenageada em Porto Alegre com o Troféu Visibilidade TRANS 2026, concedido a Marcelly Malta. O reconhecimento celebra trajetórias que contribuem para a promoção da cidadania, da visibilidade e dos direitos da população trans no Rio Grande do Sul.
As ações reforçam o avanço de políticas e iniciativas voltadas à inclusão, ao respeito à diversidade e à valorização das diferentes identidades presentes na sociedade cruz-altense.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 19/01/2026