
O Rio Grande do Sul segue em alerta para o risco de temporais com chuva intensa, fortes ventos e até queda de granizo neste sábado, 17. Segundo a MetSul Meteorologia, o estado terá maior presença de nuvens, embora o sol apareça na maioria das localidades.
Uma frente semi-estacionária no Sul do Brasil interage com o ar tropical quente e úmido, favorecendo instabilidade. Pancadas de chuva atingem diversos pontos do estado da tarde para a noite, principalmente a Metade Norte.
A MetSul alerta que a chuva isoladamente pode ser forte a intensa com altos volumes em curto período, não se descartando alguns poucos temporais localizados. A chegada de uma frente fria na sexta-feira, 16, com ar muito quente na dianteira do sistema frontal trouxe episódios localizados de chuva forte a intensa temporais.
Os vales e área metropolitana, onde a temperatura estava mais alta com até 36ºC, foram as regiões mais atingidas. Santa Cruz do Sul registrou chuva intensa com altos volumes em curto período, que trouxe alagamentos. O acumulado em pontos da cidade do Vale do Rio Pardo até o fim da tarde era de 115 mm.
Perto de Santa Cruz, a chuva foi intensa também na cidade de Venâncio Aires e igualmente houve alagamentos. Até às 18h tinham caído 85 mm.
Na área metropolitana, a chuva até o fim da tarde somava quase 50 mm em Lomba Grande, área rural de Novo Hamburgo. Outros bairros da cidade também registraram transtornos, como alagamentos em vias, residências e em estabelecimentos comerciais.
A frente semi-estacionária neste sábado e a chegada de uma segunda frente fria no domingo, 18, trazem risco de chuva de novos episódios isolados de chuva forte e de temporais no estado, mas serão ocorrências localizadas e pontuais.
Neste sábado, a temperatura não sobe tanto quanto nos últimos dias, mas a umidade alta segue proporcionando abafamento. Em Porto Alegre as marcas variam entre 22ºC e 29ºC e em Caxias do Sul entre 19ºC e 27ºC. Em Uruguaiana os termômetros devem ter registros entre 22ºC e 31ºC.
CRUZ ALTA
Previsão do sábado dia 17,de sol e nuvens, com chance de chuva entre o final da tarde e início de noite. Se chover, chuva de verão, com pancadas bem isoladas, com risco de temporais. A temperatura máxima, na faixa dos 28ºC.
A máxima na sexta-feira foi de 30,6ºC, mas com sensação térmica bem maior na faixa dos 33ºC, e um dia muito quente e abafado.
Com informações do Correio do Povo/ Metsul e Inmet/Foto-Jean Maidana
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 17/01/2026