
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Finanças e Orçamento, informa aos contribuintes os índices de reajuste e o calendário para o pagamento dos tributos municipais em 2026. O cidadão terá novamente vantagens para pagamento do IPTU e TAXA DE LIXO/2026, com descontos atrativos na cota única e opção de parcelamento. Por decisão da Administração Municipal, não haverá aumento real nos valores do IPTU. O reajuste dos tributos municipais, que incluem a Taxa de Coleta de Lixo e o ISS Fixo, considera exclusivamente a variação dos índices oficiais do INCC-M (FGV) e IPCA (IBGE).
A data provável de liberação das guias para pagamento em cota única com desconto é o dia 12 de janeiro de 2026, permitindo que os contribuintes se planejem com antecedência.
Descontos e prazos – IPTU 2026
Cota única – pagamento até 20 de fevereiro de 2026 - 15% de desconto para contribuintes sem débitos - 10% de desconto para os demais contribuintes
Cota única – pagamento até 20 de março de 2026 - 10% de desconto para contribuintes sem débitos - 5% de desconto para os demais contribuintes
Para quem optar pelo pagamento parcelado, o IPTU e a TAXA DE COLETA DE LIXO poderão ser quitados em até 9 parcelas mensais, iguais e sucessivas, com vencimento da primeira parcela em 20 de abril de 2026.
ISS-Fixo - profissionais autônomos
- Os profissionais autônomos enquadrados no ISS – Alíquota Fixa também contam com as mesmas regras de desconto da cota única do IPTU, ampliando as possibilidades de economia para quem mantém suas obrigações em dia.
Índices de reajuste – Tributos 2026
- Imposto Predial (IP): reajuste de 6,41% no valor do metro quadrado da construção, correspondente à variação do INCC-M (FGV).
- Imposto Territorial (IT): reajuste de 4,46% no valor do metro quadrado dos lotes urbanos, conforme o IPCA (IBGE).
- Taxa de Coleta de Lixo: reajuste de 4,46%, com base no IPCA (IBGE).
- ISS – Alíquota Fixa (Autônomos): reajuste de 4,46%, conforme o IPCA (IBGE).
A secretária de Finanças e Orçamento, Luísa Pieniz, no objetivo de proporcionar aos contribuintes amplo conhecimento e transparência, comunica a decisão da Administração Municipal: "Para 2026, não teremos aumento real nos tributos, os reajustes vão refletir apenas a variação dos indexadores previstos em lei, e ainda seguiremos disponibilizando condições vantajosas e facilitadas de pagamento", comentou. Para mais informações, os contribuintes podem procurar os canais oficiais da Prefeitura de Cruz Alta.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 12/01/2026