
Em cerimônia, na manhã desta terça-feira (30/12), realizada na Câmara Municipal de Vereadores, marcou a posse dos membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Prefeitura de Cruz Alta. Na oportunidade, a presidente da CIPA gestão 2025, Norma Beatriz da Silva, declarou os membros indicados pelo empregador (titulares e suplentes) e os representantes eleitos dos servidores (titulares e suplentes), empossados.
Compõem a Gestão 2026, a presidente Joana Elcy Teixeira da Veiga; o vice-presidente Cristiano Rodrigues Castilho, 1º secretário Ancelmo Lima Dias e 2ª secretária Elisabete Leiria dos Santos; os membros titulares representantes dos servidores, Rosemeri Pimentel Guttierres e Guilherme Rodrigues dos Santos, que foram escolhidos no dia 09 de dezembro; os membros titulares representantes do Poder Executivo Municipal, Luciano André Brizola Garcês, Maria Lúcia Fagundes Ferreira e Matheus Franco. Ainda fazem parte os membros suplentes Maria Eloiza Batista do Amaral, Oscar Michel dos Santos Van Riel, Rafael Leal Gomes e Wanderson Sebalhos, representantes dos servidores; e os membros suplentes Elisiane Perúcio Rodrigues, Elizabeth da Rocha Flores, Luiz Antonio Segala e Vitor Bicudo do Amarante, representantes do Poder Executivo Municipal. Os membros da CIPA Gestão 2026 exercerão mandato de um ano.
Durante a cerimônia, o vice-prefeito Moacir Marquesan Junior parabenizou os novos integrantes da CIPA, desejando êxito à nova gestão. Em sua fala, destacou a importância da comissão para a valorização do servidor público. “A CIPA tem um papel fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais seguro e saudável. Ao investir na prevenção e no cuidado com o bem-estar dos nossos servidores, estamos fortalecendo o serviço público do nosso município”, afirmou.
Os editais, bem como o resultado da eleição, estão disponíveis no site da Prefeitura de Cruz Alta (https://cruzalta.atende.net/cidadao.
Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A Cipa é formada por servidores com o objetivo de prevenir os acidentes de trabalho e ajudar na promoção da saúde do trabalhador. Trata-se de um órgão representativo de prevenção de acidentes, previsto na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e regulamentado pela Norma Regulamentadora 5 (NR5), do Ministério do Trabalho.
Publicada em 30/12/2025
