
A Casa Museu Erico Verissimo, de Cruz Alta, foi homenageada com o Prêmio ARI-Banrisul de Jornalismo 2025, em cerimônia realizada no Auditório da Farsul, em Porto Alegre. Considerada uma das mais tradicionais e respeitadas premiações da área no Rio Grande do Sul, a distinção é concedida pela Associação Riograndense de Imprensa (ARI), com patrocínio do Banrisul.
O prêmio integra as comemorações pelos 120 anos de nascimento e pelos 50 anos de falecimento de Erico Verissimo, reconhecendo a relevância do escritor para a cultura e o jornalismo gaúcho. Além de consagrado autor da literatura brasileira, Erico Verissimo também teve papel histórico na comunicação do Estado, sendo o primeiro presidente da ARI.
A homenagem destaca não apenas a excelência jornalística, mas também o trabalho de instituições e personalidades que contribuem para a valorização da cultura e da memória. Nesse contexto, a premiação reforça a importância da Casa Museu Erico Verissimo como espaço de preservação do legado do escritor, promovendo a integração entre literatura, história e comunicação, além de projetar Cruz Alta no cenário cultural gaúcho.
A distinção foi recebida pela secretária de Cultura de Cruz Alta, Shana Reis, que representou a prefeita Paula Rubin Facco Librelotto durante a solenidade.
Com informações da Secretaria de Cultura e Turismo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 29/12/2025