
A semana começa quente, abafada e com chuva em quase todos os municípios gaúchos. Um rio atmosférico atua sobre o Rio Grande do Sul com a umidade da Amazônia canalizada para o estado, devido ao um bloqueio atmosférico no Centro do país.
A massa de ar no território gaúcho é puramente tropical com ar quente, úmido e instável. Embora o sol até apareça com nuvens em diferentes pontos do estado, a segunda-feira vai ter abundante nebulosidade.
O dia será quente e, com a alta umidade, por demais abafado. Chove no decorrer do dia na maioria das cidades gaúchas e alerta-se que em alguns pontos a precipitação pode ser forte a intensa, não se descartando temporais isolados.
A MetSul Meteorologia alerta para um cenário meteorológico grave no Rio Grande do Sul nestes últimos dias de dezembro. O estado deve ter chuva frequente e por vezes intensa com alagamentos, enxurradas, inundações repentinas e risco de transbordamento de rios com enchentes.
A situação é incomum para esta época do ano, já que volumes tão altos não costumam ocorrer no fim do ano, ainda mais sob influência de La Niña. Serão vários dias seguidos com instabilidade e chuva localmente forte a torrencial com altos volumes em curtos períodos, sobrecarregando drenagens e elevando o risco de alagamentos em áreas urbanas.
CRUZ ALTA
O dia será quente e abafado, começa com sol e nuvens e terá, depois, chuva durante boa parte do dia. A máxima pode chegar aos 28ºC. Não se descarta a chance de algum temporal isolado. Os próximos 10 dias, pode ter chuva todos os dias, mas não por todo tempo, a chuva oscila com momentos de melhoria.
No domingo, a máxima foi de 27,7ºC e o volume da chuva chegou, em média, na marca dos 34mm.
Com informações do Correio do Povo/Metsul e Inmet
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 22/12/2025