
Os alunos das oficinas de Inclusão Digital, promovidas pelo Curso de Ciência da Computação da Universidade de Cruz Alta/Unicruz, receberão na próxima sexta-feira, dia 19/12, o Certificado de conclusão do curso básico. O diploma atesta que os alunos, estão aptos a utilizar tecnologias digitais no dia a dia. As oficinas foram ministradas por acadêmicos e egressos do Curso de Ciência da Computação da Unicruz, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cruz Alta.
Ao longo de oito meses, idosos e idosas participaram de aulas semanais realizadas nos Laboratórios de Informática do campus da universidade. Durante esse período, alunos com idade de até 79 anos adquiriram conhecimentos sobre hardware e software, dispositivos de entrada e saída, digitação, tipos de computadores, edição e formatação de textos, além do uso da internet e realização de pesquisas.
As atividades também incluíram exercícios práticos com o uso do mouse, com o objetivo de auxiliar no desenvolvimento da coordenação motora do público idoso. Além do aprendizado tecnológico, o curso contribui significativamente para a socialização, facilitando a comunicação dos participantes com familiares e amigos.
Cerimônia de certificação -
A solenidade de certificação acontecerá na Arena de Eventos da Unicruz e seguirá os ritos de uma formatura tradicional. Os formandos serão nominados individualmente para o recebimento dos certificados. Familiares também estarão presentes, tornando o momento ainda mais especial e marcante para os idosos, que celebram a conclusão de mais uma importante etapa de aprendizado.
A turma fará um discurso de formatura e, na sequência, haverá uma homenagem aos alunos, com a apresentação de um vídeo. O encerramento contará com a apresentação do grupo de dança do Centro de Convivência do Idoso (CCI) e, posteriormente, será oferecido um coquetel aos presentes.
Resgate do projeto -
Desde 2012, o Curso de Ciência da Computação da Unicruz oferece gratuitamente o Projeto de Inclusão Digital na Terceira Idade, voltado à população idosa interessada em adquirir conhecimentos em tecnologia.
Ao longo dos anos, o projeto passou a atuar em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) e a Prefeitura Municipal de Cruz Alta. O projeto de Inclusão Digital tem como responsável a Coordenadora do Curso de Ciência da Computação professora Patrícia Mozzaquatro Chicon. Desde sua criação, mais de 600 pessoas idosas já concluíram o curso, reforçando o compromisso da Universidade com a inclusão, a educação e a cidadania.
Com informações da Unicruz/ Jornalista Luiz Pena Pinheiro
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 18/12/2025