
A Brigada Militar e a Polícia Civil atenderam, nesta segunda-feira (15), uma grave ocorrência policial no bairro Jardim Primavera, em Cruz Alta, relacionada a um homicídio doloso enquadrado como feminicídio. O caso foi registrado como a 12ª morte violenta em Cruz Alta no ano de 2025.
O nosso jornalismo apurou que a ocorrência envolve também um bebê de um ano e cinco meses, que foi atingido por dois disparos de arma de fogo.
O BEBÊ ENVOLVIDO
De acordo com o registro policial, a guarnição foi acionada após a informação de que um bebê havia dado entrada na UPA e, posteriormente, sido encaminhado ao Hospital São Vicente de Paulo com ferimentos causados por arma de fogo. Exames médicos identificaram duas lesões em diferentes regiões do corpo, o que motivou o encaminhamento imediato para atendimento hospitalar especializado.
O fato ocorreu em uma residência localizada na Rua Camilo de Moura Cortês, onde, durante a madrugada de segunda-feira, foi registrado o feminicídio. A criança, filha da vítima, estava no local, no colo da mãe, no momento do crime.
Após o ocorrido, vizinhos perceberam o choro do bebê e chamaram a avó, que foi até a residência, retirou a criança e a levou para sua casa, onde permaneceu com o bebê, mantendo-se no local até o amanhecer.
Na manhã seguinte, ao trocar a fralda da criança, a avó constatou um ferimento causado por disparo de arma de fogo na coxa esquerda, procurando atendimento médico na UPA. Conforme relato registrado no boletim de ocorrência, os exames estariam demorando e, por decisão própria e sem comunicar a equipe médica, ela deixou a unidade com o bebê para retornar à residência e providenciar a alimentação da criança.
Mais tarde, a avó retornou à UPA, onde foi identificada uma segunda lesão, desta vez na região da nádega. Diante da gravidade do quadro, o bebê foi transferido ao Hospital São Vicente de Paulo, e as forças policiais foram imediatamente comunicadas.
A Polícia Civil investiga o caso para esclarecer as circunstâncias do crime e a dinâmica dos disparos que atingiram a criança. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre suspeitos ou prisões relacionadas à ocorrência.
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 17/12/2025