
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria de Obras, Mobilidade Urbana e Segurança Pública e Defesa Civil Municipal, concluiu o reestabelecimento do poço da localidade Fazenda Seival, garantindo novamente o abastecimento de água para os moradores da região. A ação envolveu a readequação da estrutura, limpeza e reperfuração do poço, que estava inoperante há cerca de três anos.
O investimento total foi de aproximadamente R$ 45 mil, com recursos do Fundo da Defesa Civil (FUNDEC), por meio da portaria de enfrentamento da estiagem e ações emergenciais, preventivas e de recuperação de estruturas essenciais e com o atendimento às demandas da população do interior.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, Sival Freitas, o restabelecimento do poço é fundamental para garantir abastecimento hídrico adequado à comunidade. “Esse trabalho assegura uma maior concentração e disponibilidade de água, prevenindo situações de desabastecimento, principalmente em períodos de estiagem. É uma ação preventiva que traz tranquilidade para os moradores”, destacou.
O coordenador de Segurança Pública do município, Eduardo Novakoski, ressaltou que a ação integra um conjunto mais amplo de investimentos viabilizados por meio da captação de recursos do FUNDEC, na modalidade fundo a fundo. “Esse fomento garantiu um repasse de R$ 350 mil para o combate à estiagem. Além dos poços, foram abertos inúmeros bebedouros, reestabelecidos poços e reservatórios e realizadas construções de redes de água no interior do município”, destacou.
O secretário de Obras, Mobilidade Urbana e Segurança Pública, Marino Marangon, também esteve acompanhando de perto todo o processo de reestabelecimento. Com a conclusão dos trabalhos, o poço volta a operar de forma adequada, assegurando melhores condições de abastecimento e qualidade de vida aos moradores da comunidade de Seival.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 17/12/2025
