
A MetSul Meteorologia alerta para cenário potencialmente grave e de altíssimo risco de tempo severo nesta segunda-feira (15), com a chegada de uma frente fria ao Rio Grande do Sul e que vai afetar todas as regiões gaúchas com instabilidade e isoladamente forte intensidade. Este episódio de instabilidade vai se dar exatamente uma semana depois que temporais causaram danos em dezenas de cidades por vento na formação de um ciclone durante a última semana, inclusive com um tornado em Flores da Cunha.
TEMPO SEVERO, SEM CICLONE
Agora, sem ciclone, frente fria vai encontrar uma massa de ar quente sobre o Rio Grande do Sul e trará numerosos temporais no estado, que terão início pelo Oeste do estado de manhã e irão avançar no decorrer do dia.
O grande risco neste evento não é chuva volumosa ou granizo, embora possam ocorrer em pontos isolados, mas a ocorrência de vendavais que podem atingir diversos locais e com grande intensidade.
PERÍODO MAIS CRÍTICO ENTRE TARDE E NOITE
O período mais crítico será da tarde para a noite desta segunda-feira, quando os dados projetam devem ocorrer mais tempestades e os temporais de maior intensidade com risco de vendavais em diversas cidades.
A chegada da frente na segunda metade da segunda vai coincidir com as horas mais quentes do dia em numerosas cidades gaúchas com temperaturas até acima de 35ºC, o que vai potencializar a formação de células de tempestade, algumas intensas, e o perigo de vendavais.
Os dados de refletividade de hora em hora do nosso modelo WRF mostram a possibilidade de formação de algumas supercélulas e áreas de instabilidade com assinaturas em forma de arco (bow echo), acompanhando uma linha de instabilidade com frente de rajadas. Trata-se de condição particularmente perigosa para vento com probabilidade alta de vendavais, localmente fortes a intensos, e ainda propícia a alguns fenômenos severos isolados de vento, como microexplosões e/ou tornados.
Os modelos de alta resolução WRF têm sido consistentes em repetidas saídas em indicar a ocorrência de áreas com vendavais fortes a intensos, embora mudem a posição a cada rodada.
Com base nas projeções, a MetSul adverte para o risco de temporais com rajadas de vento de 70 m/h a 100 km/h em muitas cidades gaúchas nesta segunda-feira, porém em alguns locais é provável que o vento passe de 100 km/h e não se afasta o risco de que isoladamente algumas tempestades possam ser muito severas com vento até acima de 120 km/h.
Com base nos dados de modelagem numérica de hoje, sublinhamos que em alguns locais do estado os vendavais podem ser violentos e com caráter destrutivo, com alto risco de extensos danos como queda de árvores, postes, colapsos estruturais e grande impacto na rede elétrica com falta de luz.
A frente fria não vai trazer vendavais em todas as cidades gaúchas, mas o risco é maior que ocorram no Oeste, Centro e Metade Norte do estado, assim como em pontos isolados do Leste gaúcho, incluindo a área de Porto Alegre e região metropolitana. Em particular, consideramos a área entre o Noroeste, as Missões e o Planalto Médio de risco particularmente elevado.
O maior perigo neste sistema será para o Rio Grande do Sul, mas não se limitará ao estado gaúho. Tempestades isoladas e algumas localmente fortes a severas devem atingir ainda Santa Catarina e também o Paraná na segunda metade desta segunda-feira e também no começo da terça.
Vai chover forte?
Como sublinhado, o maior risco na chegada e passagem desta frente fria será vento e não chuva. Os dados indicam não deve chover muito na esmagadora maioria dos locais com acumulados, em geral abaixo de 20 mm ou 30 mm. Em alguns, é possível que a chuva sequer alcance 10 mm.
Mesmo assim, como vão se formar células de tempestade isoladas, é possível de que de forma muito isolada e sem afetar muitas cidades possa ocorrer chuva forte a intensa com acumulados elevados em curto período que podem ficar entre 50 mm e 100 mm.
CRUZ ALTA
O dia começa com sol e nuvens e calor intenso. Durante a tarde, chance de temporais isolados, com rajadas de vento entre 60 e 80 km/h. Importante ficar atento nos alertas de curto espaço de tempo. A chuva não deve ser volumosa.
No domingo a máxima chegou a 34,7ºC.
Com informações da Metsul /Correio do Povo e Inmet
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 15/12/2025