
A EMEF Intendente Vasconcelos Pinto está desenvolvendo uma das iniciativas pedagógicas mais criativas e queridas pelos alunos: o projeto “Mim, Moeda do bem”. A ideia realizada a 8 anos propõe a utilização de uma moeda escolar própria que estimula o bom comportamento, o compromisso com os estudos e ainda ensina, na prática, noções de educação financeira.
A dinâmica funciona ao longo de todo o ano letivo com a participação de todos os alunos da escola. Cada estudante pode acumular até 20 mims por semana, de acordo com seu desempenho, participação e conduta em sala de aula. Caso faltem sem justificativa, deixem de entregar trabalhos ou não sigam as regras, os valores são descontados.
Às sextas-feiras, os alunos têm a possibilidade de utilizar até 5 mims na cantina da escola, trocando-os por lanches saudáveis. Mas a maior expectativa fica para o final do ano, quando acontece o tradicional Shopping dos Mims. Nessa grande ação, os estudantes podem usar todo o valor que acumularam para adquirir uma série de itens: brinquedos, materiais escolares, mochilas, guloseimas, cursos, sacolões de alimentos e até mesmo uma bicicleta.
Os produtos do Shopping são viabilizados graças a uma rede de parceiros que abraça o projeto, como Clube Rotary, Vitória Calçados, Suzy Esportes, entre outros apoiadores que fortalecem e ampliam a iniciativa a cada edição.
Mais do que recompensas, o projeto trabalha valores fundamentais, como responsabilidade, autocontrole, tomada de decisão e a percepção do esforço necessário para conquistar algo. É uma experiência que motiva os estudantes ao longo de todo o ano, tornando o ambiente escolar mais positivo, engajado e participativo.
A edição deste ano marca o sétimo ciclo do projeto, que só não ocorreu em um dos anos devido à pandemia, consolidando a proposta como uma referência na escola e um exemplo inspirador de inovação pedagógica na Rede Municipal de Ensino.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 12/12/2025





