
O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou que trata-se de um tornado o fenômeno ocorrido na segunda-feira (08) em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.
A confirmação veio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram empregadas no terreno.A severidade dos danos, os estragos concentrados numa faixa mais estreita do terreno e a severidade dos danos levam a MetSul Meteorologia como um tornado o fenômeno que atingiu Flores da Cunha na tarde de ontem. Os danos observados são consistentes com um tornado no limite superior da categoria F1 e inferior da categoria F2 na escala Fujita dos tornados com ventos estimados entre 170 km/h e 200 km/h.
As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado. O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.
A análise das imagens de 17h30min de segunda-feira mostrou uma tempestade com alta refletividade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade.
Às 17h10min da mesma data, o Centro de Operações enviou alerta Laranja para a região de Flores da Cunha, incluindo a localidade atingida, com potencial para tempestade, vento, granizo.
Com informações do Correio do Povo/ Defesa Civil do RS/Metsul/Prefeitura de Flores da Cunha
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 10/12/2025