Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

FOI UM TORNADO!> Fenômeno que causou estragos no interior de Flores da Cunha

  • FOI UM TORNADO!> Fenômeno que causou estragos no interior de Flores da Cunha

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual confirmou que trata-se de um tornado o fenômeno ocorrido na segunda-feira (08) em Flores da Cunha, na Serra Gaúcha.

A confirmação veio da análise do levantamento de imagens do local, obtidas pelas equipes do Departamento de Gestão de Desastres que, desde o ocorrido, se encontram empregadas no terreno.A severidade dos danos, os estragos concentrados numa faixa mais estreita do terreno e a severidade dos danos levam a MetSul Meteorologia como um tornado o fenômeno que atingiu Flores da Cunha na tarde de ontem. Os danos observados são consistentes com um tornado no limite superior da categoria F1 e inferior da categoria F2 na escala Fujita dos tornados com ventos estimados entre 170 km/h e 200 km/h.


As imagens aéreas dos danos na comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, mostram que a localidade foi atingida por um tornado. O padrão de danos indica que os destroços foram jogados em diferentes direções, o que caracteriza o fenômeno.

A análise das imagens de 17h30min de segunda-feira mostrou uma tempestade com alta refletividade sobre o local atingido, sendo que os ventos provavelmente superaram os 100 km/h na localidade.

Às 17h10min da mesma data, o Centro de Operações enviou alerta Laranja para a região de Flores da Cunha, incluindo a localidade atingida, com potencial para tempestade, vento, granizo.


Com informações do Correio do Povo/ Defesa Civil do RS/Metsul/Prefeitura de Flores da Cunha

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 10/12/2025

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.