
A chuva e o forte vento provocou destruição nunca vista por moradores da comunidade de Alfredo Chaves, interior de Flores da Cunha, no final da tarde desta segunda-feira (8). O salão do Grêmio Esportivo Nova Veneza foi completamente destruído, além de outros pavilhões na região. A Igreja de São João Batista teve o telhado arrancado pela força do vento.
As comunidades de Linha 80, Travessão Alfredo Chaves e a vizinha Nova Pádua foram algumas das mais atingidas. Em Alfredo Chaves, várias casas tiveram telhados arrancados e estruturas comunitárias sofreram estragos amplos.
A reportagem da Solaris 99.1 FM percorreu a comunidade e encontrou cinco pipas tombadas e ao menos uma parcialmente caída, além de muitas casas com telhados danificados. Uma força-tarefa da Defesa Civil e Prefeitura está atuando para auxiliar moradores com distribuição de lonas e tentando desobstruir estradas, onde há bloqueios parciais por conta de queda de árvores. Até o momento não há registro de feridos.
Na Rua do Imigrantes, a maioria das casas sofreu danos, com impactos nos telhados, janelas e estruturas. Pessoas ouvidas pela reportagem relataram que o vento provocou os estragos em questão de 15 minutos.
Conforme a RGE, milhares de pessoas estão em energia elétrica em Flores da Cunha e região.
A situação nas rodovias também gerou preocupação. Árvores e galhos caídos atingiram trechos da ERS-122, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha, exigindo cautela dos motoristas. Houve pontos de bloqueio parcial, e equipes trabalham para liberar totalmente o tráfego.
A MetSul Meteorologia em seus alertas havia advertido para o risco de vendavais isolados destrutivos e a possibilidade de supercélulas com risco de tornados e mesmo correntes descendentes violentas (microexplosões). As informações, no entanto, são muito preliminares para definir o que ocorreu em Flores da Cunha, mas a hipótese de um fenômeno severo localizado de vento (tornado ou microexplosão) não pode ser afastada.
Com informações da Rádio Solaris- Flores da Cunha// Fotos-Filipe Brogliatto e Metsul Meteorologia
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 08/12/2025












