
A Prefeitura de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará entre os dias 5 e 31 de janeiro de 2026 mais uma edição do projeto “Educando nas Férias”, iniciativa que é referência em acolhimento, aprendizado e lazer durante o período de recesso escolar. O projeto atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, garantindo experiências educativas, recreativas e culturais de forma segura e gratuita.
As inscrições ocorrerão de 8 a 19 de dezembro de 2025, exclusivamente de forma online, pelo formulário disponibilizado pela SME: INSCREVA-SE POR AQUI , CLICANDO NO LINK
Podem se inscrever bebês e crianças de 0 a 3 anos, da Educação Infantil - etapa Creche (Berçário e Maternal) e estudantes do Ensino Fundamental (do Pré ao 9º ano). As vagas são limitadas, exclusivamente para estudantes da rede municipal. Após o preenchimento das vagas, será formado um cadastro reserva.
O edital completo pode ser acessado pelo link: link do edital
O “Educando nas Férias” busca aproximar o conhecimento do cotidiano das crianças, desenvolvendo habilidades socioemocionais, motoras, cognitivas e culturais. Durante o mês de janeiro, os estudantes participarão de oficinas:
- Lúdicas e recreativas
- Artísticas e culturais
- Literárias
- Esportivas
- Tecnológicas
- De musicalização
- Com jogos pedagógicos
- De experimentos científicos
- Apoio escolar em Matemática, Português, Inglês e Artes
- Gincanas e atividades integrativas
Educação Infantil– turno integral (7h30 às 17h30)
Atendimento a crianças de berçário e maternal nas seguintes EMEIs: Ana Ribeiro • Bruno Aquino • Claudino Albertoni • Dalila Schmidt • Dona Amélia • Dorvalina Madruga • Iná Caino • Leopoldina Kruel • Vera Peyrot
Ensino Fundamental – manhã e tarde
Atividades para estudantes do ensino fundamental nas seguintes EMEFs:
-Carlos Gomes
-Gabriel Annes da Silva
Turnos:
Manhã: 6º ao 9º ano
Tarde: Pré-escola ao 5º ano
A participação exige assiduidade. O estudante será desligado caso apresente três faltas consecutivas sem justificativa. A merenda escolar será oferecida diariamente a todos os participantes. Conforme o edital, não haverá transporte escolar. O deslocamento será de responsabilidade dos pais ou responsável.
Na última edição, quase 600 alunos participaram das atividades, e a avaliação das famílias e da comunidade escolar foi extremamente positiva. Responsáveis destacaram a tranquilidade proporcionada durante o recesso, enquanto as crianças demonstraram grande entusiasmo pelas oficinas e pelos novos aprendizados.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 09/12/2025