Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

CICLONE EXTRATROPICAL> Chuva deve ser intensa nesta terça-feira, com temporais

  • CICLONE EXTRATROPICAL> Chuva deve ser intensa nesta terça-feira, com temporais

Até a próxima quinta-feira, um ciclone intenso poderá trazer impactos significativos para região Centro-Sul do Brasil, o que inclui o Rio Grande do Sul.

De acordo com a MetSul Meteorologia, os modelos consultados indicam uma pressão em terra no Estado de 985 hPa a 990 hPa. São valores baixos, raríssimos, e se confirmados serão os menores desde o furacão Catarina, de 2004. O cenário, porém, não envolve um furacão.

O sistema será de muito deslocamento lento e de trajetória errática, o que vai gerar condições de risco por quatro dias seguidos e com reflexos em vários estados, das regiões Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.

A condição gerou um aviso da Defesa Civil, que menciona ainda uma mudança de temperaturas. A máxima prevista para esta segunda é de 33ºC, mas nos dias seguintes, os termômetros marcarão máxima de 24ºC (terça), 23ºC (quarta) e na quinta volta a aumentar, ficando em 29ºC.

Terça-feira com chuva forte

Hoje, terça-feira, a chuva se intensifica após a formação de um ciclone extratropical no Oeste do Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite, o centro do ciclone se desloca para Leste e no final do dia deve estar na altura da Lagoa dos Patos, no Leste gaúcho.

O ciclone irá ativar convecção com chuva ainda no Centro-Oeste e na Região Sudeste com pancadas localmente fortes a torrenciais. É alto o risco de temporais isolados no Centro-Sul do Brasil com vendavais e granizo em pontos isolados. Os temporais em algumas localidades podem ser fortes a severos. Há o risco de formação de uma linha de instabilidade com fortes temporais, avançando de Oeste para Leste, no Sul do Brasil. Esta linha pode levar tempo severo ainda ao Mato Grosso do Sul e ao interior de São Paulo.

No final da tarde e à noite, pela circulação e o aprofundamento do ciclone, o vento deve começar a se intensificar no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul com rajadas, em média, de 60 km/h a 90 km/h. Inicialmente, a partir do Litoral Norte e o Norte da Lagoa dos Patos. Mais ao final do dia, no Sul do estado que pode ter chuva localmente intensa à noite.

Quarta-feira de ventania

Na quarta-feira, o ciclone seguirá presente no Estado, provocando chuva em outras áreas do Sul do Brasil. O grande risco do dia é o vento, que poderá ser de forte a intenso. São esperadas rajadas de 100 km/h a 130 km/h em território gaúcho.

Algo semelhante deve acontecer em Santa Catarina, principalmente no Planalto Sul junto ao Litoral até os morros da Grande Florianópolis. O cenário de ventania também se repete no Leste do Paraná, com rajadas de 70 km/h a 100 km/h em vários pontos e isoladamente maiores.

Quinta-feira e o ciclone se afasta

Na quinta-feira, o ciclone se afasta do Rio Grande do Sul. O seu centro estará ainda perto da costa gaúcha, mas já longe da faixa costeira.

O vento ainda poderá soprar com rajadas de 70 km/h a 100 km/h na madrugada na costa e nas áreas de maior altitude dos Aparados da Serra do Rio Grande do Sul, do Planalto Sul Catarinense e em montanhas da Serra do Mar em São Paulo e no Sul de Minas.

No decorrer do dia, com o distanciamento do ciclone, o vento cede no litoral gaúcho e sopra fraco em quase todo o Sul do Brasil. Áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda poderão ter rajadas esporádicas durante a tarde.


Com informações da Metsul Meteorologia/ Correio do Povo

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 09/12/2025

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.