Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
Corsan

TERÇA-FEIRA>OSPA faz apresentação inédita em Cruz Alta pelos 120 anos de Erico

  • TERÇA-FEIRA>OSPA faz apresentação inédita em Cruz Alta pelos 120 anos de Erico

Pela primeira vez em Cruz Alta, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) se apresentará em sua formação completa, em um concerto inserido na programação alusiva aos 120 anos de nascimento de Erico Verissimo. O evento será realizado no dia 9 de dezembro, terça-feira, às 19h, na Diocese de Cruz Alta, com entrada franca por ordem de chegada. Haverá doação opcional de um quilo de alimento não perecível, que será encaminhado pela Prefeitura para ações sociais no município.

A vinda da OSPA em sua totalidade marca um momento singular para a cidade, ampliando o acesso da comunidade a uma das mais importantes instituições musicais do país. A apresentação reúne repertório diversificado e solistas de projeção, compondo uma experiência inédita para os cruz-altenses.

Programa da apresentação

O concerto inicia com Os Comediantes, op. 26, suíte em dez movimentos do compositor russo Dmitri Kabalevsky (1904–1987). Em seguida, o clarinetista Samuel Oliveira interpreta, junto à orquestra, o Concerto para Clarinete em Lá Maior, K. 622, de Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791), obra de referência no repertório mundial para o instrumento.

A programação segue com Sinfonietta Prima (1990), do compositor brasileiro Ernani Aguiar, marcada por dinâmica rítmica e escrita orquestral contemporânea. O concerto encerra com Christmas: A Medley of Well-Known Carols, de Arthur Harris (1927–1992), uma coletânea de canções tradicionais natalinas.

Regência e solista

A regência será conduzida pelo maestro Diego Schuck Biasibetti, profissional com trajetória internacional. É formado pela Hochschule für Künste (Escola Superior de Artes, Bremen – Alemanha) em Violoncelo Barroco com a profª Viola de Hoog e em Viola da Gamba com a Profª Hille Perl. É também graduado em Regência Coral pela UFRGS com o Prof. Dr. Joceley Bohrer. Na regência, atuou frente às orquestras OSUCS, Unisinos, OSPA e Camerata Antiqua de Curitiba. Foi ainda maestro do projeto Ópera na UFRGS. Atualmente, é violoncelo solista na Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, regente do Coro Sinfônico da OSPA, integrante do Bach Brasil Ensemble e maestro do Porto Alegre Consort, onde desenvolve intensa atividade na montagem de obras vocais do período barroco.

O solista convidado é o clarinetista Samuel Oliveira, integrante da orquestra e reconhecido por sua atuação em repertórios camerísticos e sinfônicos. É bacharel em música pela Universidade Federal de Goiás. Como bolsista da Fundação Vitae na Academia de Música Ferenc Liszt de Budapeste (Hungria), teve aulas com Kovács Béla e Sótmari Zsolt. Obteve o primeiro lugar no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba (SP) e também foi vencedor do Concurso Jovens Solistas Cidade de Goiânia. Integrou a Jeunesses Musicales World Orchestra, participando da turnê que incluiu concertos na sala da Berlin Philarmonie (Alemanha), Essen Philharmonie (Alemanha) e Palau de la Musica de Valencia (Espanha), entre outras salas na Europa. Teve aulas de clarineta com Wenzel Fuchs, Alois Brandhofer, François Benda, Andre Kerver, Garrick Zoeter, Maurita Meed, D. Ray McClellan, José Botelho, Mauricio Loureiro, Jorge Levin, entre outros professores. Cursou Mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é 1º clarinete solista na OSPA.

OSPA

Formada por mais de 100 músicos, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre realiza dezenas de concertos por ano, tanto em sua sede – o Complexo Cultural Casa da OSPA, em Porto Alegre – quanto em diferentes localidades do Rio Grande do Sul. Fundada em 1950 pelo maestro Pablo Komlós, é uma das mais antigas orquestras do Brasil, considerada patrimônio cultural e histórico do Estado e bem imaterial de Porto Alegre. Desde 1965, a OSPA é uma fundação vinculada à Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul, que compreende, além da orquestra, um coro sinfônico e uma escola de música.


Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 03/12/2025

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.