Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

DEZEMBRO VERMELHO> SAE da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades

  • DEZEMBRO VERMELHO> SAE da Secretaria Municipal de Saúde realiza atividades

Na segunda-feira passada, 1º de dezembro, foi celebrado o Dia Mundial de Combate à Aids, data que mobiliza instituições e comunidades em todo o mundo para reforçar a prevenção, o cuidado e o enfrentamento ao estigma relacionado ao HIV e à Aids. Em Cruz Alta, o Serviço de Atendimento Especializado (SAE), da Secretaria Municipal de Saúde, destaca os avanços conquistados e a importância da campanha deste ano, guiada pela frase: “Nascer sem HIV. Viver sem aids”. O SAE também vem se consolidando como CRAIP — Centro Regionalizado de Assistência Integral às Pessoas Vivendo com HIV/Aids e Coinfecções.

A prevenção da transmissão vertical do HIV — de mãe para filho durante a gestação, parto ou amamentação — é um dos maiores focos da campanha nacional em 2025. O SMS reforça que desde 2022 não há registros de transmissão vertical em Cruz Alta, resultado direto do acompanhamento rigoroso, do acesso ao tratamento e da articulação entre as equipes da rede pública de saúde.

Historicamente, o município não registrava casos desde 2003, e o único episódio identificado desde então ocorreu em 2022. De lá para cá, nenhum novo caso foi registrado. Neste ano, 12 gestantes vivendo com HIV estão recebendo acompanhamento no SAE. Nove já tiveram seus bebês, todos com assistência integral durante a gestação, o parto e no período pós-nascimento, reforçando a capacidade do serviço em garantir que mais crianças tenham a oportunidade de nascer sem HIV.

O SAE é referência para Cruz Alta e outros municípios da região. Em 2025, o serviço registrou 29 novos casos de HIV no município e, somando os municípios atendidos, são 46 novos diagnósticos. Os dados reforçam a relevância da testagem precoce, da prevenção combinada e da continuidade do tratamento — pilares essenciais para reduzir a transmissão e garantir melhor qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV.

A campanha deste ano convida a população a caminhar unida, sem estigma e sem discriminação, reforçando a importância do SUS, da ciência e do acolhimento humano. O tom é celebrativo e inspirador, destacando que governo e sociedade avançam lado a lado para garantir nascimentos sem HIV e jornadas de vida sem aids, reduzindo drasticamente a mortalidade e assegurando direitos e dignidade.

O Serviço de Atendimento Especializado (SAE/CRAIP) oferece:

- Acolhimento individualizado;

- Testagem rápida;

- Acompanhamento médico e multiprofissional;

- Distribuição de antirretrovirais;

- Ações educativas;

- Suporte psicossocial;

- Acompanhamento de gestantes vivendo com HIV;

- Monitoramento de coinfecções

A equipe médica do SAE/CRAIP é formada pela infectologista Dra. Greici Gunzel e pelo médico generalista Dr. David Moraes, que lideram o acompanhamento clínico e as estratégias de enfrentamento da epidemia no município. Segundo eles, o cenário do HIV/Aids em Cruz Alta demonstra avanços significativos e marcos importantes conquistados ao longo de 2025. “Ao longo do ano conquistamos marcas importantes para o enfrentamento do HIV e ampliação do cuidado à pessoa que vive com HIV. O município hoje oferece autoteste para HIV, facilitando o diagnóstico; Fornece PrEP para prevenção do HIV, passamos de zero a 28 usuários de PrEP; acompanhamento semestral de avaliação médica. Como resultado direto dessas ações articuladas, o município encerra o ano com nenhum caso de transmissão vertical e uma redução de 500% na mortalidade por Aids”, destacam.

O início imediato do tratamento é fundamental para quebrar a cadeia de transmissão e garantir qualidade de vida às pessoas que vivem com HIV, por isso da relevância do diagnóstico precoce.


Com informações da Prefeitura Municipal

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 03/12/2025

Anuncie conosco

(55) 3322-3072

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.