
A comunidade acadêmica da Unicruz, representada por professores, alunos e funcionários, participam nesta terça-feira (18/11) do processo eleitoral que vai escolher a nova Reitoria para o triênio 2006/2008 e os integrantes para os cargos de gestão como Diretores dos Centros, Coordenação de Cursos e representação no Conselho Curador.
Estas eleições estavam marcadas para o dia 12, quarta-feira passada, mas foi transferida devido a queda de uma plataforma de distribuição elétrica, composta por dois postes e um transformador, provocada pela passagem de uma tempestade com fortes rajadas de vento na região – que deixou o prédio central às escuras, e os sistemas e portais institucionais inoperantes.
A Comissão Eleitoral esteve reunida no início da tarde de ontem, segunda-feira (17/11), para dar as últimas orientações aos funcionários que foram convocados como mesários das seções eleitorais. No total, serão nove o número de seções que serão instaladas conforme a distribuição do colégio eleitoral – de um mil e 100 alunos e 300 votantes como quadro docente e servidores da instituição.
Todas as seções vão funcionar, centralizadas, nas dependências do salão nobre do campus universitário. A abertura das votações está marcada para as 15h30min com prazo de comparecimento dos eleitores até às 21h. A apuração dos votos será feita pela Comissão Eleitoral após o encerramento do processo de votação. Estão nomeados como integrantes da Comissão: Déborah Maria Labandeira, Kendra Caroline Grams, Almir da Silva Mello e Neusa Rockembach Machado.
CHAPA ÚNICA -
As eleições para os cargos da Reitoria têm chapa única, inscrita dentro dos prazos regulamentares. Concorrem: para Reitora a professora Sirlei de Lourdes Lauxen, para Pró-Reitora de Graduação a professora Vera Lúcia Freitag e para Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão o professor Antonio Escandiel. A chapa concorre sob o slogan “Unicruz Para Todos: Vem Conosco”.
Durante a reunião da Comissão Eleitoral, a secretária Sandra Caroline Grams, explicou como será feita a conferência dos votantes a partir das listagens fornecidas para cada seção. Ao final, os mesários devem emitir uma ATA fazendo a conferência do número de votantes e as cédulas depositadas nas urnas. Os eleitores serão orientados para não rabiscar ou fazer qualquer tipo de sinal que identifique o seu voto.
De acordo com o secretário executivo da Fundação Unicruz Sadi Herrmann, apesar do voto não ser obrigatório nesse processo eleitoral, é importante que a comunidade acadêmica se expresse. “O fato dele ser facultativo não tira do ato de votação a sua importância como manifestação em relação a vida acadêmica” justificou. A solenidade de posse da nova Reitoria e demais gestores eleitos está marcada para o dia 12 de dezembro, a partir das 14h30min, no salão nobre do campus universitário.
Com informações da Unicruz
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 17/11/2025


