.jpeg)
Alunos do 7º ano do Colégio Totem participaram, na manhã desta quarta-feira, 12, de uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Corsan em Cruz Alta. Esta foi a primeira visita guiada no município e integra o programa Portas Abertas, iniciativa que busca aproximar a comunidade do trabalho realizado pela Companhia e promover a conscientização sobre o uso responsável da água.
Durante a visita, os estudantes puderam acompanhar de perto o caminho percorrido pelo esgoto — desde a chegada pelas tubulações e caminhões, até o processo de tratamento e a devolução do efluente tratado ao rio. Atualmente, a ETE de Cruz Alta atende cerca de 17% da população urbana, tratando aproximadamente 17 litros de esgoto por segundo.
O sistema de tratamento utilizado na ETE de Cruz Alta é baseado em lagoas, em que as bactérias realizam naturalmente a decomposição da matéria orgânica. “Não utilizamos produtos químicos, apenas processos biológicos. O esgoto chega pela tubulação e segue para a lagoa anaeróbica, onde ocorre a primeira etapa do tratamento. Em seguida, passa para a lagoa facultativa, onde acontece a fase de maturação. Após cerca de 45 dias, o efluente tratado é devolvido ao Arroio Panelinha. Realizamos análises laboratoriais locais e também enviamos amostras ao laboratório central, em Porto Alegre, garantindo que o efluente atenda aos padrões exigidos pela legislação”, explicou o supervisor de qualidade da Corsan, Odirlei Ben.
Além das explicações técnicas, os estudantes receberam orientações sobre o uso consciente da água e atitudes que contribuem para a preservação do meio ambiente. A experiência despertou o interesse dos jovens pela importância do saneamento básico e pelo papel de cada cidadão na construção de um futuro mais sustentável.
Os alunos foram recebidos pelo supervisor de qualidade Odirlei Ben e pelo operador Elizandro Cruz. A turma, que está estudando o tema saneamento básico na disciplina de Bioquímica (química e biologia), foi acompanhada pelos professores Adonis Freitas, Marta Regina Posobon de Moraes e Betina Preischardt.
Escolas interessadas em participar das visitas podem agendar com o analista de responsabilidade social da Corsan Douglas Pereira Machado, pelo telefone (55) 9651-7932.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 12/11/2025


