
O mais recente boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cruz Alta, com dados atualizados até 8 de novembro de 2025, aponta que o município contabiliza 434 casos notificados e 53 casos confirmados de dengue desde o início do ano.
De acordo com o informativo, não há pacientes internados em decorrência da doença em Cruz Alta. A Vigilância em Saúde reforça a importância da prevenção, principalmente eliminando recipientes que possam acumular água parada, locais preferenciais para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Os principais sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dores atrás dos olhos, no corpo e nas articulações, além de manchas vermelhas pelo corpo. A população pode colaborar denunciando possíveis focos do mosquito pelos telefones 0800 400 0126, ramais 3008 ou 3025 da Vigilância Sanitária, e ramal 2021 do Setor de Posturas da Prefeitura (para terrenos sujos).
A orientação das autoridades é receber bem o agente de combate às endemias, que realiza visitas domiciliares para eliminar criadouros e orientar os moradores sobre medidas preventivas.
Com informações da SMS/ Vigilância Epidemiológica
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 12/11/2025