
Uma homenagem sensível e poderosa ao legado de Erico Verissimo, esse foi o tom da brilhante apresentação do ator Rafa Sieg, com o espetáculo “Érico – Um Solo de Clarineta”, durante a 28ª Feira do Livro de Cruz Alta, no espaço Sesc.
Promovido pelo Sesc Cruz Alta, o monólogo ganhou um significado especial, marcando os 120 anos de nascimento do escritor Erico Verissimo e os 25 anos de carreira de Sieg. Inspirado na autobiografia do escritor, Solo de Clarineta (volumes 1 e 2), publicada pela Editora Globo nas décadas de 1970, a montagem mistura teatro e leitura cênica, resultando em um híbrido entre arte e memória literária.
No palco, o ator conduz o público por diferentes aspectos da vida e da personalidade de Verissimo — o observador atento do cotidiano, o filho e pai, o artista socialmente engajado e o homem que reflete sobre a própria finitude. A direção é de Renato Farias, e o espetáculo tem duração aproximada de 55 minutos.
Com passagens por produções como Pantanal (Globo), Cidade Invisível (Netflix) e Guerreiros do Sol (Globoplay), Sieg retorna às origens gaúchas para, como ele mesmo define, “fazer o reconhecimento de um grande contador de histórias por outro contador de histórias”.
“Érico – Um Solo de Clarineta” é, segundo o artista, o primeiro movimento de um projeto maior que seguirá sendo desenvolvido a partir das narrativas do autor. Um espetáculo que une emoção, literatura e teatro para celebrar um dos maiores nomes da cultura brasileira — e que, em Cruz Alta, encontrou o cenário perfeito para ecoar o som desse “solo de clarineta”.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 10/11/2025



