
De um total de 57 inscritos, o Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário (COMDAGRO) de Cruz Alta definiu os 16 produtores cruz-altenses beneficiários do Programa Operação Terra Forte.
O processo de escolha dos produtores beneficiados foi realizado em conjunto entre a Emater e a Secretaria Municipal de Agricultura e Bem-Estar Animal, por meio do COMDAGRO. As duas instituições atuam lado a lado no desenvolvimento das ações do programa no município, reforçando o compromisso com o fortalecimento do setor rural e o incentivo à produção local.
O número de selecionados já estava previsto para o município. Entre os contemplados, nove propriedades trabalham com o cultivo de grãos, seis com pecuária leiteira e uma com olericultura.
O período para apresentação de recursos estará aberto de 3 a 7 de novembro, destinado aos candidatos que não foram selecionados. O pedido deve ser feito por escrito e entregue na Emater. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (55) 99906-4927.
A iniciativa, voltada à recuperação e fortalecimento da agricultura familiar, é desenvolvida em parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Secretaria de Agricultura e Bem-Estar Animal, com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) do Estado.
SOBRE O PROGRAMA
Coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e desenvolvido em parceria com a EMATER/RS – ASCAR, o programa tem como propósito promover a recuperação socioprodutiva e ambiental, além de fortalecer a resiliência climática das Unidades de Produção Familiar (UPFs) da agricultura familiar gaúcha. A iniciativa prevê atendimento direto a 15 mil UPFs e ações de difusão que alcançarão outras 150 mil.
Entre as principais ações estão: identificação e diagnóstico das propriedades rurais; elaboração de planos individuais de recuperação socioprodutiva e ambiental; assistência técnica especializada; implantação de práticas sustentáveis de produção; disponibilização de patrulhas agrícolas mecanizadas.
Com investimento inicial de R$ 300 milhões, provenientes do Fundo de Reconstrução do Rio Grande do Sul (Funrigs), o programa integra o Plano Rio Grande e tem como objetivo reposicionar a agricultura familiar como eixo estratégico da reconstrução do Estado. O Plano Rio Grande é um programa de Estado criado para proteger a população, reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo mais forte, resiliente e preparado para o futuro.
O programa está estruturado em quatro eixos principais:
- Transferência direta de recursos: auxílio financeiro de até R$ 30 mil por agricultor selecionado, em parcela única, por meio do Cartão Cidadão;
- Assistência Técnica e Extensão Rural (Aters): diagnóstico, planejamento e execução dos planos de recuperação, com difusão tecnológica para até 150 mil propriedades;
- Qualificação de patrulhas mecanizadas: aquisição de tratores agrícolas para apoiar municípios na execução das medidas de recuperação;
- Governança e parcerias institucionais: criação de um comitê de Governança para assegurar planejamento, coordenação e transparência.
Listagem dos selecionados
Os beneficiários de Cruz Alta foram distribuídos em três etapas de execução, conforme o cronograma do programa. As ações devem iniciar ainda em 2025, com os beneficiários da etapa 1 com diagnóstico e o plano, já a conclusão do trabalho está prevista para 2026.
Etapa 1 de execução
Marluce Vargas Wehrmann – Olericultura – Sede
Elemar Kopper – Pecuária de leite – Capão Alto
Osmarino dos Santos Schettert – Pecuária de leite – Faxinal
Idalina Erna Dettmer Ulbrich – Grãos – Capão Grande
Yasmin Nicolodi – Grãos – Urupú
Etapa 2 de execução
Luiz Carlos Garaffa – Pecuária de leite – Ivaí
Gabriel Casarin – Pecuária de leite – Charqueadas
Paulo Rodrigues – Grãos – Parada Benito
Dionatan Lucas Maldaner – Grãos – Fazenda Seival
Cassiano Castilhos Roggia – Grãos – Parada Benito
Etapa 3 de execução
Laerte Romanizini – Pecuária de leite – Fazenda Seival
Valdomiro Carpes Beck – Pecuária de leite – Parada Benito
Paulo Giovane Luz – Grãos – Fazenda Seival
João Celso da Silva Schettert – Grãos – Faxinal
Kelvin Ramos Krein – Grãos – Passo da Divisa
Jorge dos Santos Sarturi – Grãos – Passo da Divisa
Suplentes
Ademar Hoppen – Grãos – Fazenda Seival
Valdomiro Carpes Beck – Grãos – Fazenda Seival
Roberto Marino dos Santos Schettert – Pecuária de leite – Faxinal
Dinara Terezinha Machado Bottega Daltrozo – Pecuária de leite – Passo dos Alemães
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 03/11/2025

