Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
CLARO

CCGL encerrou programa Gestores do Futuro com aula presencial e visita técnica

  • CCGL encerrou programa Gestores do Futuro com aula presencial e visita técnica

O investimento em sucessão e tecnologia no campo está gerando resultados concretos no Rio Grande do Sul. O programa Gestores do Futuro, promovido pela Cooperativa Central Gaúcha Ltda. (CCGL), encerrou a edição 2025 na última quinta-feira (30), com a comprovação de que o conhecimento técnico está transformando a produtividade das propriedades leiteiras. A aula final e visita técnica à sede da cooperativa reuniu centenas de jovens, sucessores de produtores de todo o estado.

Os resultados apresentados pela CCGL são notáveis: os 162 participantes do curso, que se qualificaram em temas como gestão, nutrição, qualidade do leite e fertilidade do solo, alcançaram um aumento médio de 19% na produção em apenas seis meses. Este crescimento é maior que o índice médio (aproximadamente 11,9%) registrado pelos produtores CCGL em geral no mesmo período.

"Investir nos jovens é o melhor investimento que podemos fazer, qualificando os futuros gestores de nossas propriedades, para garantir a saúde financeira e competitiva dessas propriedades," declarou Sr. Caio Vianna, Presidente da CCGL. O presidente enfatizou que o programa representa um "salto sem precedentes" ao unir a energia das novas gerações com a tecnologia e o conhecimento técnico, e se emocionou ao ver tantos jovens buscando qualificação.

A eficácia do curso é demonstrada por casos individuais, como o da Camila dos Santos Anholetto, jovem produtora e associada da COASA, em Água Santa, que aplicou os conhecimentos adquiridos durante o curso e registrou um aumento impressionante de 41,15% na produção em seis meses. "Aplicar o que aprendemos no curso foi muito importante. Para chegar aos 41% de aumento, promovemos melhorias, como mudanças na alimentação das vacas, e fizemos análise de solos", explicou Camila.

O programa Gestores do Futuro, idealizado pela área de Difusão de Tecnologias da CCGL, teve uma adesão inicial que superou largamente a expectativa de 50 vagas. A Gerente de Operações e gestora madrinha do projeto, Silvana Trindade, destacou o propósito da cooperativa: "Quando falamos em futuro, a juventude é muito importante. Sempre buscamos investir na continuidade, na qualificação, na permanência, queremos jovens felizes e qualificados no campo. A cooperativa tem esse papel fundamental de estar ao lado dos produtores e esse projeto é só mais um exemplo disso." A iniciativa, segundo ela, permite que a nova geração veja a atividade leiteira como um negócio rentável e sustentável.

A voz dos participantes reforça a necessidade do projeto. Jaíne Gerke, aluna da turma, expressou: "Sempre esperei uma iniciativa das cooperativas que incentivasse a sucessão nas propriedades e qualificasse os jovens, e a CCGL fez isso. Agradeço muito a oportunidade."

Para a CCGL, o programa é um investimento direto na profissionalização da gestão, na continuidade do cooperativismo e no desenvolvimento sustentável do agronegócio gaúcho, formando líderes que aplicarão inovação para garantir de forma sustentável a saúde financeira do setor e a produção de alimentos com alto nível de qualidade.


Com informações da CCGL

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações



Publicada em 03/11/2025

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.