
O restauro do Palácio da Intendência Municipal — prédio histórico localizado junto à sede da Prefeitura entra em uma nova etapa. A obra é considerada complexa, pois precisa atender a todos os requisitos do projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE), uma vez que o edifício é tombado.
Na quinta-feira (23), o local recebeu a vistoria da analista especialista em Infraestrutura e técnica do IPHAE, que acompanhou o andamento dos trabalhos.
Segundo a arquiteta Fabiane Benche, da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos e fiscal da obra, a restauração exige um processo de maior cuidado. Ela é acompanhada pelos arquitetos Gabriel Elicker e Higor Bronzatto, que atuam como fiscais da obra junto à arquiteta.
“É uma obra bastante complexa, pois envolve a preservação de elementos originais e o uso de técnicas específicas para garantir a integridade do prédio. Estamos avançando dentro das exigências do IPHAE e respeitando todas as etapas do processo de restauração”, explicou Fabiane.
A arquiteta destacou ainda que, mesmo após os contratempos causados pelo vendaval de 2023 e pelas chuvas de 2024, a obra foi retomada com prioridade na cobertura, após um período de paralisação e de tramitações junto ao Estado. O projeto passou por reajustes técnicos e orçamentários, demandando nova aprovação do IPHAE e a reprogramação do convênio com a Secretaria de Turismo do Estado (SETUR/RS).
A Secretária de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Barbara Nogueira, ressaltou a importância da obra para a preservação da história e da identidade de Cruz Alta.
“A reforma do Palácio da Intendência representa o nosso compromisso com o patrimônio histórico do município. É um prédio simbólico, que faz parte da memória de gerações e que agora está sendo revitalizado para continuar servindo à comunidade com dignidade e respeito à sua história”, destacou a Secretária.
Considerado um dos principais patrimônios históricos e cartões-postais de Cruz Alta, o Palácio da Intendência volta a ganhar vida com a restauração, preservando sua história e importância para o município.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 27/10/2025

