Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau
Corsan

Santa Bárbara do Sul:DECRAB e SEAPI realizam fiscalização em propriedade rural

  • DECRAB e SEAPI realizam fiscalização em Santa Bárbara do Sul

Na terça-feira (21), a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (DECRAB) de Cruz Alta, em apoio à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul (SEAPI/RS), realizou uma ação de fiscalização em uma propriedade rural, na localidade de Fazenda Itaíba, interior de Santa Bárbara do Sul, após denúncia de descumprimento do vazio sanitário da soja.

O descumprimento do vazio sanitário da soja é o ato de cultivar ou manter plantas vivas de soja durante o período obrigatório de ausência de plantio, que tem como objetivo controlar pragas como a ferrugem asiática. Essa prática pode resultar em multas, interdição da área e prejuízos para o produtor, além de comprometer a próxima safra ao manter o fungo viável. O vazio sanitário da soja é uma medida essencial para o controle da ferrugem asiática, uma das principais pragas que ameaçam a cultura. O respeito a esse período é fundamental para preservar a sanidade das lavouras e garantir a sustentabilidade de toda a cadeia produtiva da soja, que representa uma das principais bases da economia gaúcha.

Durante a inspeção, foram constatadas áreas de plantio fora de época, totalizando aproximadamente 200 hectares, o que resultou na lavratura de autos de infração. Também foram identificadas irregularidades no uso de agrotóxicos e defensivos agrícolas, incluindo produtos com uso proibido. O produtor autuado terá prazo legal para apresentar defesa junto à Defesa Agropecuária Estadual.

A ação conjunta entre a DECRAB Cruz Alta e a SEAPI/RS demonstra a importância da integração entre os órgãos de segurança pública e fiscalização agropecuária, fortalecendo o combate às irregularidades no meio rural. A união de esforços técnicos e operacionais reforça o compromisso das instituições com a defesa da produção responsável, da legalidade e da segurança no campo.

As autuações aplicadas, caso não sanadas e /ou justificadas no tempo predeterminado podem chegar a 200 mil reais.


Com informações da Polícia Civil

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

Publicada em 23/10/2025

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.