Em uma noite de reconhecimento e emoção, a Câmara de Vereadores de Cruz Alta realizou, na noite desta quarta-feira (22), a Sessão Solene de Entrega do Prêmio Educador Cruz-Altense 2025, uma das mais tradicionais homenagens concedidas pelo Legislativo. Instituído pela Lei Municipal nº 3.315/2021, originada do Projeto de Lei Ordinária nº 6643/2021, de autoria do vereador Gustavo Jung Bilibio, o prêmio foi criado com o objetivo de valorizar e incentivar os profissionais da educação que contribuem e contribuíram para a construção do conhecimento em Cruz Alta.
A solenidade contou com a presença de vereadores, autoridades, familiares, colegas de profissão e amigos dos homenageados, que foram aplaudidos por suas trajetórias marcadas pelo compromisso, sensibilidade e amor ao ensinar. Neste ano, 15 educadores foram homenageados, representando diferentes áreas e níveis de ensino, da educação infantil ao ensino superior, todos com trajetórias marcadas pela dedicação, vocação e compromisso com o futuro.
Foram agraciados com o título de Educador Cruz-Altense 2025:
Aline Bucco Bilibio, Ana Maria Gotleib, Carina da Luz Nascimento, Carine Viana Silva, Dr. Fábio Dal-Soto, Dr. Paulo Ricardo Nazario Viecili, Fátima Regina Ramos Telles Hochmuller, Fátima Rosélia Berwanger Carlan, Juçara Costa, Maria de Fátima Brasil Mello, Naira Zimmermann Neves Fogliatto, Rita Aparecida Vieira da Silva, Rojani Maria Mertz dos Santos, Tania Maria de Paula Schoatz e Thieli Hinning Ribeiro.
O presidente da Câmara de Vereadores e autor do projeto de lei, Gustavo Jung Bilibio, destacou a importância de reconhecer quem dedica sua vida a transformar realidades por meio da educação. “Cada educador aqui homenageado representa a força transformadora da educação. São pessoas que dedicaram tempo, energia e amor para construir histórias de vida, despertando talentos, incentivando sonhos e fortalecendo valores. Educar é mais do que transmitir conhecimento, é acreditar nas pessoas, é semear esperança em cada gesto, em cada palavra e em cada exemplo. A Câmara de Vereadores, ao instituir este prêmio, quis eternizar o reconhecimento da comunidade cruz-altense a esses profissionais que fazem a diferença todos os dias. Hoje, olhamos para cada homenageado com orgulho e gratidão, certos de que a grandeza de Cruz Alta passa, e sempre passará, pelas mãos de seus educadores”, concluiu o presidente.
Representando o Poder Executivo, o vice-prefeito, Moacir Marchesan Júnior parabenizou e destacou a importância do reconhecimento aos homenageados. “Hoje, Cruz Alta presta uma das mais belas homenagens que uma comunidade pode oferecer, que é o reconhecimento àqueles que dedicam as suas vidas à educação. Ser educador é uma das maiores responsabilidades e, ao mesmo tempo, uma das mais nobres missões. É plantar sementes que muitas vezes florescem silenciosamente, mas que transformam realidades, constroem cidadania e moldam o futuro. Em nome do Poder Executivo, expresso nosso profundo respeito e gratidão a cada homenageado. Vocês são parte essencial da história e do desenvolvimento do nosso município”, destacou o vice-prefeito.
Prêmio Educador Cruz-Altense:
Instituído pela Lei Municipal nº 3.315/2021, o Prêmio Educador Cruz-Altense é concedido pela Câmara de Vereadores no primeiro e no terceiro ano de cada Legislatura, com o objetivo de reconhecer professores que se destacam na área da educação. A homenagem é destinada tanto a educadores em atividade quanto àqueles que já contribuíram com o ensino no município, abrangendo as redes municipal, estadual, privada e o ensino superior. Cada vereador tem a prerrogativa de indicar um nome, e os agraciados recebem o diploma em Sessão Solene realizada no mês de outubro, em alusão ao Dia do Professor.
Com informações e imagem da Câmara de Vereadores
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 23/10/2025