Publicada em 22/10/2025
A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto esteve nesta terça-feira (21), na Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, acompanhando a assinatura da documentação para liberação dos valores referentes ao convênio da Consulta Popular 2025.
O documento foi assinado pelo secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Edmilson Pedro Pelizari, formalizando o repasse de R$ 217 mil ao município de Cruz Alta. Também participou da reunião o diretor adjunto da pasta, João Ricardo Vieira Oliveira.
Os recursos serão destinados ao fortalecimento e modernização das agroindústrias familiares do município, por meio da aquisição de novos equipamentos que vão ampliar a capacidade produtiva e agregar valor aos produtos locais.
Foram contempladas cinco agroindústrias familiares de Cruz Alta:
• Agroindústria Abatedouro e Embutidos Araucária;
• Agroindústria Da Casa Mel e Derivados;
• Agroindústria Nossa Senhora Auxiliadora (panificados);
• Agroindústria Doce Sabor (panificados);
• Agroindústria Capão Alto (vegetais minimamente processados).
O investimento será aplicado na compra de equipamentos como forno, máquina modeladora de pães e massas, centrífuga de mel, conservador e expositor de produtos congelados, além de descascador de mandioca.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer o trabalho das agroindústrias do município, modernizar as estruturas produtivas e estimular a geração de renda no meio rural. O projeto também permitirá melhorar a eficiência da produção, abrir novos mercados e ampliar a participação das agroindústrias em programas governamentais, como o PNAE e o PAA, além das feiras locais.
A secretária de Desenvolvimento Rural, Valéria de Bortoli, destacou que a assinatura do convênio representa mais um passo importante no compromisso da Administração Municipal com o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento do setor agroindustrial de Cruz Alta. Segundo ela, o resultado é fruto da participação da comunidade na Consulta Popular e do trabalho conjunto entre o município e o Governo do Estado.
Com informações da Prefeitura Municipal
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações