Publicada em 18/10/2025
A exposição Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais, patrocinada pela Corsan e o Instituto Aegea, chegou a Cruz Alta. A mostra ficará na Praça Érico Verissimo (Praça da Matriz), hoje, sábado dia 18, com atividades interativas que levarão o público a conhecer o ciclo da água e sua importância para os seres vivos e a natureza.A visitação será gratuita.
No sábado, 18, a exposição fica aberta ao público em geral, das 14h às 18h.
Passeio virtual
O objetivo da mostra é estimular a conscientização para a sustentabilidade e a preservação ambiental. Em um tech-truck - um caminhão dotado de multiplataforma digital -, os visitantes vão mergulhar no universo da animação 3D, fazendo um passeio virtual que parte de uma nascente (olho d'água) em direção a rios maiores, que desaguam no mar. O trajeto passa por cidades, por uma floresta e por comunidades.
As atrações incluem ainda a Mostra Cine ao Ar Livre, com exibição de filmes com temas sobre meio ambiente.Para a diretora-presidente da Corsan, Samanta Takimi, o apoio a projetos desta relevância reforça o compromisso da Companhia de ir além da prestação de serviços. “Queremos, cada vez mais, contribuir para o desenvolvimento socioambiental das comunidades em que estamos presentes, para que também se tornem agentes transformadores de cidades mais ambientalmente conscientes e sustentáveis”, afirma.
Sucesso de público
O projeto é viabilizado por meio da Lei Rouanet (lei federal de incentivo à cultura), com patrocínio do Instituto Aegea e Corsan, e apoio da prefeitura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A realização é da empresa 3 Apitos Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal União e Reconstrução.
Esta é a quarta edição da mostra, que já passou por vários estados do Brasil, sempre com grande participação do público. “Nossa expectativa é manter o sucesso que o projeto vem obtendo desde seu início e seguir atendendo um público diverso, com abordagem acessível e atrativa para dialogar com crianças e adultos sobre a temática do meio ambiente e da preservação dos recursos naturais da água”, afirma Guilherme Mello, um dos coordenadores da exposição.
Com informações da Corsan
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações