Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

POLÍCIA>Moradora de Cruz Alta descobre benefício fraudado no INSS em seu nome

Publicada em 30/09/2025

  • POLÍCIA>Moradora de Cruz Alta descobre benefício fraudado no INSS em seu nome

Uma ocorrência de fraude em benefício previdenciário foi registrada na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Cruz Alta. O caso veio à tona quando o filho levou sua mãe ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para realizar o cadastro único. No sistema, foi constatado que já havia um registro ativo em nome da idosa e que ela estaria recebendo benefício há cerca de quatro meses.

Diante da situação, mãe e filho foram até a agência do INSS, onde confirmaram que de fato havia um benefício em andamento no nome da idosa, porém solicitado por outra pessoa, que utilizou documentos falsos. A fraude envolveu a apresentação de uma carteira de identidade adulterada, na qual constavam corretamente o nome e o CPF da vítima, mas divergiam dados como filiação, naturalidade, assinatura e até mesmo a fotografia.

Segundo o relato, a vítima jamais havia solicitado o benefício e não recebeu nenhum valor, sendo surpreendida pela informação de que terceiros estavam recebendo indevidamente em seu lugar.

O INSS orientou a família a registrar ocorrência policial e entregou cópias dos documentos utilizados na fraude. O caso foi registrado como falsa identidade e falsidade ideológica, infrações previstas no Código Penal.

A polícia agora deverá apurar como os criminosos tiveram acesso aos dados da vítima e de que forma conseguiram realizar o cadastro e aprovar o benefício.


Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
ASILO SANTO ANTONIO
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.