Publicada em 19/09/2025
Durante esta semana, a centelha da tradição gaúcha tem percorrido as escolas de Cruz Alta por meio do projeto “Chama Crioula vai à Escola”, que integra a programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2025.
A atividade começou na segunda-feira, 15 de setembro, na Escola Estadual Dr. Gabriel Álvaro de Miranda, onde estudantes receberam a Chama Crioula com a participação dos CTGs Querência da Serra e Turíbio Veríssimo. Nos dias seguintes, a chama passou por diversas instituições, incluindo as Escolas Pacífico Dias da Fonseca, Elisa Brum de Lima, Carlos Gomes, Turíbio Veríssimo, e nesta quinta-feira, 18, seguiu o roteiro passando pela EMEF Getúlio Vargas, Instituto Estadual de Educação Prof. Annes Dias e EEEF Belarmino Côrtes. Também realizaram a condução da chama as seguintes entidades: PL Presilha Cruzaltense, Comissão dos Festejos Farroupilhas 2025 e Brigada Militar.
O PROJETO ENCERRA HOJE
A programação encerra nesta sexta-feira, 19 de setembro, com a visita à EMEF Álvaro Ferreira Leite, no Bairro Tamoio, conduzida pelo DTG Herança Missioneira. O escritor e historiador Rossano Cavalari apresentou aos alunos a história da Revolução Farroupilha e a importância deste símbolo cultural para o povo gaúcho. O objetivo do projeto é aproximar as novas gerações da cultura, história e valores do Rio Grande do Sul, fortalecendo o orgulho e a preservação das tradições gaúchas nas comunidades escolares.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações