Publicada em 15/09/2025
O espaço temporário ficará aberto para visitas enquanto a Casa Museu, onde nasceu Erico Verissimo, passa por obras de revitalização, que integram as comemorações do aniversário de 120 anos de nascimento do escritor.
Na manhã desta sexta-feira, 12, uma caravana do Sesc de Carazinho, formada por 18 pessoas, organizadores da Feira do Livro daquela cidade, visitou o Museu Erico Verissimo, já em novo endereço, na esquina das ruas Mariz e Barros com Venâncio Aires, e também diversos pontos da cidade conduzidos pelo escritor e historiador Rossano Cavalari. A visita marca o início das atividades do Museu no novo local.
Grande parte do acervo do museu foi transferido para a casa, que foi construída pelo mesmo arquiteto e no mesmo ano da construção do Palácio da Intendência. Além do acervo, o local também abrigará a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
A casa que passa a abrigar o museu foi construída no ano de 1914 pelo arquiteto alemão Theodor Wiederspahn. A construção da residência teve por objetivo abrigar o intendente do município, na época Firmino de Paula Filho.
Wiederspahn foi um engenheiro reconhecido no Estado, responsável pela construção de prédios importantes em Porto Alegre, como o Banco da Província e diversos palacetes na capital e em cidades como Pelotas, Santa Maria, Rio Grande e outras.
A escolha da casa, que hoje é de propriedade dos herdeiros de Aristides (Deco) Pereira, se deu também pelo simbolismo histórico do local. A casa foi adquirida por seu Aristides ainda no início da década de 50 e ocupada por sua esposa, dona Eloína (Nina) até o ano de 2023, quando faleceu aos 92 anos.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações