Publicada em 14/09/2025
A irrigação é uma das principais aliadas para ampliar a produtividade e garantir estabilidade na produção de forragens ao longo do ano. Essa será a temática de uma das estações técnicas do XV Dia de Campo da CCGL, marcado para 18 de setembro, em Cruz Alta, que vai mostrar como o uso da tecnologia pode transformar a eficiência da atividade leiteira.
Com o título “Irrigação: ferramenta para intensificação da produção de forragens”, a apresentação será conduzida por Michel Kraemer (CCGL), Tiago Kuntz (COTRIPAL) e Ademir Siqueira (COTRIBÁ). O grupo vai trazer dados que comprovam o impacto da irrigação na produtividade, comparando áreas irrigadas e de sequeiro, além de abordar aspectos técnicos, ambientais e legais que envolvem a prática.
Entre os pontos de destaque está a modernização do licenciamento ambiental, que traz mais segurança e agilidade para o produtor investir em sistemas de irrigação. Também serão apresentadas informações sobre manejo hídrico, custos de implantação e benefícios diretos em litros de leite por hectare, demonstrando como o uso da água, de forma planejada e responsável, se traduz em mais forragem, melhor nutrição das vacas e maior rentabilidade para a propriedade.
A estação pretende mostrar, de forma prática e acessível, que a irrigação é uma ferramenta estratégica para a sustentabilidade da pecuária leiteira, permitindo que os produtores enfrentem a irregularidade climática e garantam maior competitividade no mercado.
Essa é uma das sete estações que compõem a programação do evento, que traz como tema central “O leite do futuro se constrói hoje: com gestão, tecnologia e sucessão”. O XV Dia de Campo da CCGL acontece dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Tambo Experimental da cooperativa, localizado na ERS 342, em Cruz Alta, e reunirá produtores, técnicos e parceiros em um dia inteiro de conhecimento, troca de experiências e inovação.
Com informações da RTC/CCGL
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações