Publicada em 10/09/2025
Foram confirmadas nesta quarta-feira (10) as transferências dos dois bebês de Cruz Alta que aguardavam vagas em hospitais da rede estadual de saúde, especificamente em UTIs Pediátricas. Um deles foi levado para Porto Alegre e o outro para Santa Rosa.
A situação vinha gerando preocupação desde o último final de semana, quando as famílias enfrentaram momentos de tensão e apreensão diante da dificuldade em conseguir leitos de UTI Pediátrica. Mesmo sem as vagas garantidas, ambos receberam atendimento da rede médica local, contando com o esforço das equipes do Hospital, UPA, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, Secretaria da Saúde e da prefeita.
É importante ressaltar que a regulação das vagas em UTIs pediátricas é de responsabilidade do Governo do Estado, que dispõe de poucos leitos diante da alta procura.
A comunidade deseja força, saúde e plena recuperação aos bebês, reconhecendo a dedicação dos profissionais envolvidos nesse processo e cobra das autoridades locais e estaduais, uma solução para a situação de crianças de Cruz Alta que necessitam de UTI Pediátrica, onde em cada situação de internação que precisa de tipo de atendimento, resulta em muita apreensão de todos.
Com foto ilustrativa
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações