
Na terça-feira, dia 9 de setembro de 2025, a Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas (EASA) realizou a solenidade de inauguração do busto do 2º Sargento Tadeu Cerski, Patrono da Escola. A cerimônia prestigiou a memória do herói da Força Expedicionária Brasileira (FEB), vitorioso na Batalha de Monte Castelo, em 1945, e reforçou o compromisso do Exército com a preservação de suas tradições e com a coesão da família militar.
Homenagem ao herói da FEB
A solenidade foi presidida pelo Diretor de Educação Técnica Militar, General de Divisão Flávio Alvarenga Filho e contou com a presença do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª DE, Gen Bda Cesar, e demais autoridades militares e familiares do homenageado, reforçando o reconhecimento histórico dado pelo Exército ao herói da FEB.
Símbolo de coesão e tradição
O busto inaugurado passa a integrar o patrimônio histórico da EASA, simbolizando não apenas a bravura do Sargento Cerski em Monte Castelo, como também os valores de coragem, disciplina e espírito de sacrifício, cultivados por todos os sargentos da Força. A homenagem expressa o reconhecimento institucional àqueles que, com sua dedicação, consolidaram a credibilidade e a coesão do Exército Brasileiro.
Exemplo para as novas gerações
Ao destacar o legado do Patrono, a solenidade reforçou o papel da EASA como referência na formação de líderes comprometidos com os ideais da Pátria. O tributo ao Sargento Tadeu Cerski se projeta como fonte de inspiração para as futuras gerações de sargentos, que encontram em sua história um exemplo de abnegação e amor ao Brasil.
Com informações da EASA
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 12/09/2025






