Publicada em 08/09/2025
O começo da semana será marcado pela virada do tempo e pela chegada da chuva no Rio Grande do Sul. Um centro de baixa pressão vai avançar nesta segunda-feira de províncias do Nordeste da Argentina para os três estados da Região Sul, o que vai favorecer a instabilidade, de acordo com a MetSul.
A instabilidade mais forte vai ocorrer nesta segunda e ganha força já na madrugada e de manhã, quando a chuva avança e se intensifica. Vai chover na primeira metade do dia na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, em vários pontos de Santa Catarina e em setores localizados no Paraná.
Entre a tarde e a noite da segunda, com o aprofundamento da baixa pressão e a formação da frente, a chuva atinge todas as regiões do estado. Pode chover com intensidade moderada a forte em diferentes pontos.
Em alguns municípios gaúchos, o volume de chuva pode superar os 50mm. As regiões Oeste, da Campanha e do Sul devem ser as mais afetadas.
Na terça-feira, o centro de baixa pressão já estará sobre o Oceano Atlântico, a Sudeste do Chuí. A frente associada se desloca muito organizada pelo Sul do Brasil e provoca chuva na primeira metade do dia em parte do Rio Grande do Sul, especialmente no Norte e no Nordeste do estado, podendo ser localmente forte.
A mudança do tempo ocorre na sequência de um domingo que teve o predomínio do sol com nuvens e começou frio com mínimas de 1ºC no Sul do estado e 9ºC em Porto Alegre. Aqueceu bastante em relação ao sábado com marcas na tarde deste domingo de 23ºC na capital e até 25ºC nos vales.
CRUZ ALTA
Segunda-feira de tempo instável com chuva em todos os períodos do dia. Oscila entre pancadas mais fortes e períodos de garoa. Máxima entre 19ºC e 20ºC, mínima entre 14ºC e 15ºC. O tempo volta a ficar seco na terça-feira.
Com informações da Metsul Meteorologia/ Correio do Povo/Inmet
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações