Publicada em 30/08/2025
O Projeto 7 Maravilhas de Cruz Alta ganhou mais um capítulo de valorização cultural na manhã desta quarta-feira (27), o reconhecimento oficial do Monumento à Lenda da Panelinha como um dos símbolos que passam a integrar a iniciativa.
A proposta foi apresentada pelo vereador Zeca Amaral e oficializada por meio da Resolução nº 15/2022, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, destacando a importância dos marcos históricos e culturais do município.
O monumento, representado pela alegoria da Índia e do Tropeiro, é preservado com dedicação pelo Lions Clube Cruz Alta Centro e foi inaugurado em março de 2000, com a contribuição financeira de dezenas de empresas locais. O projeto arquitetônico leva a assinatura da arquiteta Márcia Andrade, enquanto a criação artística é do escultor Jorge Luiz Schröder.
A cerimônia de reconhecimento contou com a presença da prefeita Paula Rubin Facco Librelotto, do vice-prefeito Moacir Marchesan Júnior, do presidente da Câmara Gustavo Bilibio, do vereador Zeca Amaral, proponente do projeto, da presidente do Lions Clube Cruz Alta Centro, Roselaine Jappe Beck.
Em seu pronunciamento, Roselaine destacou a importância da preservação da história local e deste momento para a entidade, é uma pesquisa histórica que possibilitou a inclusão do momento entre as 7 Maravilhas. “É gratificante ver que a nossa comunidade abraça e valoriza sua história. É um reconhecimento que valoriza, não apenas a obra, mas o esforço do Lions em preservar esse espaço, que faz parte da identidade da nossa cidade”, afirmou.
O vereador Zeca Amaral ressaltou que a iniciativa busca preservar a cultura e resgatar elementos históricos de Cruz Alta: “Essa é uma das lendas mais conhecidas da cidade, com o monumento preservado pelo Lions Clube com tanto carinho. Agora ele está consolidado como patrimônio histórico e cultural de Cruz Alta.”
A prefeita Paula Rubin Facco Librelotto reforçou que a preservação da memória coletiva é fundamental para o fortalecimento da identidade do município ao unir histórica, cultura e participação comunitária. “O monumento é um símbolo que marca nossa história e reforça a valorização de nossas tradições. Essa é uma das lendas mais conhecidas da cidade, com o monumento preservado pelo Lions Clube com tanto carinho, e que agora se consolida como patrimônio cultural e turístico de Cruz Alta”.
As Sete Maravilhas
As Sete Maravilhas de Cruz Alta foram eleitas por votação popular realizada por meio das cédulas do Jornal Diário Serrano e da Prefeitura. Os escolhidos pela comunidade foram:
• Santuário de Nossa Senhora de Fátima
• Catedral do Divino Espírito Santo
• Palácio da Intendência - Prefeitura Municipal
• Casa Museu Erico Verissimo
• EASA (Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos das Armas)
• Monumento à Lenda da Panelinha
• Cruz de Benjamin Nott
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações