
Na tarde da quarta-feira, 27, o Cine Globo de Cruz Alta abriu suas portas para uma sessão especial do Cine TEA AMACA, voltada a pessoas com deficiência. A atividade integrou a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, oferecendo um momento de lazer e acessibilidade cultural.
A iniciativa foi pensada especialmente para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), proporcionando um ambiente adaptado e acolhedor. Segundo o coordenador de Políticas Públicas de Acessibilidade, Fabrício Guterres, “a proposta busca garantir que todos tenham a oportunidade de viver experiências culturais de forma confortável e inclusiva”.
Entre as adaptações, estavam o som em volume reduzido, iluminação suave e liberdade para que crianças e adolescentes circulassem durante a exibição. Essas medidas permitiram que os participantes, acompanhados de suas famílias, assistissem ao filme “Os Smurfs” em um espaço de respeito e acolhimento.
Cerca de 60 pessoas participaram da sessão, entre alunos, professores e acompanhantes da Escola CIEP, que se emocionaram com a experiência. Mais do que uma atividade recreativa, a ação reforçou a importância da acessibilidade cultural e do reconhecimento da diversidade.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações
Publicada em 30/08/2025