Estamos Ao Vivo
Estamos Ao Vivo
Grupo Pilau

TEMPO> Chuva da sexta e sábado causam estragos e transtornos no estado

Publicada em 25/08/2025

  • TEMPO> Chuva da sexta e sábado causam estragos e transtornos no estado

Com as chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul desde a noite de quinta-feira (21/8), a Defesa Civil do Estado presta apoio às cidades afetadas, em especial ao município de São Lourenço do Sul, que registrou 19 desabrigados e 22 desalojados e em torno de 2.000 residências alagadas. Na cidade, o Arroio São Lourenço saiu do seu leito normal, afetando residências que ficam nas margens do arroio. Em um período de 24 horas, o acumulado de chuva no local chegou a 143,8 mm. Conforme o Corpo de Bombeiros Militar do RS (CBMRS), foram realizadas sete remoções em razão da elevação do nível do arroio.

DEFESA CIVIL ENVIOU EQUIPE PARA SÃO LOURENÇO DO SUL

O coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, contatou o poder público da cidade para enviar apoio. O oficial acompanhou, ainda, uma equipe do Departamento de Desastres até o município e determinou a presença de equipes da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Pelotas (4ª Crepdec) na cidade, para adoção das medidas que forem necessárias.

O Departamento de Logística da Defesa Civil foi acionado para envio de ajuda humanitária e itens de primeira necessidade, como água potável, cestas básicas, colchões e kits de higiene.

Também foram acionados os órgãos e secretarias que compõe o Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil (Coepdec): Secretaria da Saúde e Secretaria de Desenvolvimento Social, para que identificassem as necessidades locais e o envio de apoio por parte dos órgãos do governo do Estado.

A equipe técnica da 4ª Crepdec deve apoiar, ainda, o município na avaliação dos danos e no encaminhamento e preenchimento das documentações necessárias no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.

VÁRIOS MUNICÍPIOS REGISTRARAM DANOS

ENCRUZILHADA DO SUL

Em Encruzilhada do Sul, no Vale do Rio Pardo, a chuva provocou destelhamentos de residências e deslizamentos de terra. Na avenida Arnildo Genz, no bairro Mariano da Rocha, um telhado cedeu após a chuva de granizo, e um deslizamento de terra destruiu a parte de dentro da casa, que corre o risco de desmoronamento. O acumulado de precipitação desde sexta-feira à noite até neste sábado, às 8h, foi de 252 mm, sendo 152 mm apenas nesta madrugada. 

DOM FELICIANO

Em Dom Feliciano, na região Centro-Sul, registrou um acumulado de 105 mm até as 11h45 min deste sábado.

CAÇAPAVA DO SUL

Na região Central do estado, em Caçapava do Sul, foram registrados 295 mm desde a madrugada de sexta-feira. De acordo com a Defesa Civil do município, afetou principalmente os bueiros da rede pluvial de esgoto. Foram 12 casas danificadas, que precisaram ser cobertas com lona. A chuva também afetou ruas não pavimentadas. O órgão estima prejuízo de R$ 1 milhão de reais para reparos nas ruas não pavimentadas. No interior, o município ainda está aguardando a redução do nível de água para contabilizar os danos. Porém, o rio Santa Bárbara está com oito metros acima do nível normal, e já registrou danos em cabeceira de ponte.

TURUÇU E PINHEIRO MACHADO

Em Turuçu, também na região Sul, as chuvas provocaram alagamentos de ruas nas proximidades do Arroio Turuçu. A Coordenação de Proteção e Defesa Civil municipal afirmou que está monitorando da área e com equipe de prontidão para possíveis casos de remoção de pessoas. Na sexta-feira, em Pinheiro Machado, as chuvas fizeram com que uma ponte em estrada vicinal submersa, impedindo o tráfego de veículos e pedestres. O Rio Jaguarão teve seu nível aumentado e a situação está sendo monitorada de perto pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC).


Com informações da Defesa Civil-RS/Governo do Estado/Correio do Povo/Metsul- Foto- Jorge Schneid      

Paulinho Barcelos

Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta

Grupo Pilau de Comunicações

prumo condominios
CLARO
ROSMER PALACE HOTEL

Anuncie conosco


(55) 3322-7222

© 2019 Grupo Pilau. Todos os direitos reservados.