Publicada em 20/08/2025
Após meses de incerteza, o projeto da ponte internacional entre Porto Xavier (Brasil) e San Javier (Argentina) voltou a avançar. Desde 25 de julho, a assinatura do contrato para a execução da obra estava suspensa devido a um impasse diplomático na Comissão Mista Binacional (Combi), responsável por alinhar os interesses dos dois países.
Nesta terça-feira (19), o prefeito de Porto Xavier, Gilberto Menin, confirmou em entrevista ao Grupo Sepé que o entrave foi superado junto ao governo argentino e que o processo voltou a tramitar. Segundo ele, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) já encaminhou o contrato à empresa vencedora da licitação, a Rivoli Construtora, que realizou as retificações necessárias, assinou e devolveu o documento à autarquia.
“A empresa fez a parte dela, retificou uns erros, assinou e mandou de volta para o DNIT. Agora está com o DNIT para a assinatura e autorização do início das obras”, destacou Menin.
De acordo com o prefeito, a orientação inicial do Ministério dos Transportes é de que o processo seja iniciado pelas etapas de licenciamento ambiental e negociação das indenizações junto às famílias que serão afetadas.
SONHO ANTIGO MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE
A construção da ponte é aguardada há cinco décadas como uma obra estratégica para o desenvolvimento regional, facilitando o escoamento da produção agrícola e fortalecendo a integração econômica, social e cultural entre Brasil e Argentina.
Com informações de Patrick Siede/ Grupo Sepé-Santo Ângelo
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações