Publicada em 19/08/2025
Cruz Alta esteve representada na quinta-feira, 14 de agosto, pelo coordenador da FGTAS, Delmar Fonseca, da artesã Fátima Brezolin, do Ateliê Municipal, e por mais onze mulheres integrantes dos Clubes de Mães locais, no 2º Seminário Regional de Artesanato, em Santiago.
O evento promovido pelo Programa Gaúcho de Artesanato (PGA), foi realizado no Salão de Atos da URI Santiago. A programação contou com palestras, oficinas e a emissão de carteiras de artesão, reunindo profissionais e entusiastas do artesanato de diferentes regiões do estado.
As diversas palestras acordaram sobre diferentes temas como: oportunidades no mundo digital, indústria criativa e empreendedorismo. No período da tarde, ocorreram oficinas práticas, como Pintura em Tecido, ministrada por Elizabete Medeiros, e Cestos de Fios Metálicos, conduzida por Sandra, Regina, Margarida e Terezina.
O grupo cruz-altense participou ativamente das atividades, trocou experiências e conheceu novas técnicas e oportunidades para o fortalecimento da atividade artesanal.
Segundo Delmar Fonseca, o nosso município conta com um número expressivo de artesãs. “Cruz Alta tem mulheres talentosíssimas, que tiram do artesanato o seu sustento, vendendo seus produtos, e ao mesmo tempo, elas têm no artesanato com uma terapia para as que já são aposentadas. Hoje temos 17 Clubes de Mães ativos e neste ano queremos iniciar o trabalho em mais três clubes”, destacou.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações