Publicada em 21/08/2025
Em menos de duas décadas o município de Cruz Alta dobrou a frota de veículos circulando pelas ruas, ocasionando grandes volumes de pneus inservíveis para descarte. Muitas vezes esses pneus acabam sendo esquecidos em fundo de pátios ou descartados de forma irregular, o que causa grande problema ambiental e de saúde pública, como epidemias de dengue.
A solução encontrada pela Prefeitura Municipal foi instituir um ECOPONTO DE PNEUS inservíveis que está funcionando no antigo ginásio do DAER, nas proximidades da sede campestre do Clube Internacional. O Ginásio foi cedido pelo Corpo de Bombeiros, atual gestor daquele ambiente e que serve apropriadamente para guardar os pneus em ambiente coberto até a destinação final.
O ECOPONTO DE PNEUS é gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ambiental, Empreendedorismo e Inovação, por meio da direção de Projetos especiais coordenada por Cesar Leite, em conjunto com a Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, cuja coordenação é de João Gabriel Pereira e sua equipe de vigilância epidemiológica - Equipe Dengue.
No local são recebidos sem custo de armazenagem os pneus das empresas que prestam serviços de borracharia ou que possuem necessidade de descarte, bem como, depósito de pneus que são coletados pela equipe da Vigilância Ambiental nos bairros da cidade como prevenção da Dengue.
Cesar Leite e sua equipe conseguiram cadastrar a cidade de Cruz Alta no sistema nacional de logística reversa das indústrias fabricantes de pneus chamada RECICLANIP, a qual embarca cargas de aproximadamente cinco mil pneus mensais de carros, caminhões e veículos agrícolas.
João Gabriel, coordenador da Vigilância Ambiental festeja a redução de pneus nos bairros, pois com isso a cidade consegue agir preventivamente em relação aos episódios de Dengue que normalmente ocorrem nos períodos de maior calor.
Para Rogério Coradini Oliveira, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente o ECOPONTO DE PNEUS foi uma solução definitiva que muitas outras cidades têm dificuldade de encontrar, e que em breve estaremos iniciando uma ampla campanha de divulgação dos mais diversos locais de descarte adequado que mapeamos em Cruz Alta para todos os tipos de resíduos que produzimos desde móveis de metais, madeira, colchões, eletrônicos, recicláveis, comerciais, além do resíduo urbano e residencial comum.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações