Publicada em 11/08/2025
A Escola Municipal Intendente de Vasconcelos Pinto está colhendo muito mais do que hortaliças, está cultivando cidadania, consciência ambiental e hábitos alimentares saudáveis entre seus alunos, através do Projeto Hortas Escolares.
A iniciativa, desenvolvida com o apoio da direção da escola, liderada pelo professor Bartollo, de educadores, famílias e parceiros locais, resultou no plantio de 400 pés de alface — das variedades crespa, lisa, mimosa e mimosa roxa — além de couve. Também foram semeados cebola, cebolinha, rúcula, salsa e salsão, integrando uma diversidade de alimentos ricos em nutrientes que futuramente irão compor o cardápio da merenda escolar.
A ação pedagógica está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que valoriza práticas integradoras e sustentáveis no processo educativo. Com base na Lei Estadual nº 13.601/2010, que institui a Política Estadual de Educação Alimentar e Nutricional nas escolas do Rio Grande do Sul, recomenda que instituições de ensino desenvolvam atividades de promoção da alimentação saudável, o que inclui o cultivo de hortas escolares. Em âmbito municipal, a iniciativa está em consonância com o Plano Municipal de Educação de Cruz Alta, que prevê o incentivo à educação ambiental e nutricional nas unidades escolares da rede pública.
A nutricionista Patrícia Daltrozo, responsável pelo acompanhamento da alimentação escolar no município, enfatiza que quando a escola une educação e alimentação saudável, os resultados são duradouros. "A horta escolar contribui para despertar o interesse dos alunos por alimentos naturais, valoriza a agricultura familiar e enriquece a merenda escolar com mais saúde e sabor. É uma iniciativa que nutre o corpo e a mente”, comenta a nutricionista.
O secretário Municipal de Educação, Paulo Moraes, também parabenizou o trabalho da escola. "Projetos como esse refletem o compromisso da nossa rede municipal com uma educação integral, que forma cidadãos conscientes, saudáveis e participativos. Parabenizo toda a equipe da Escola Intendente Vasconcelos pelo trabalho exemplar, que serve de inspiração para outras escolas de Cruz Alta”, destacou o secretário.
A horta da Escola Intendente de Vasconcelos Pinto se torna, assim, um espaço fértil para o aprendizado, o cuidado e a esperança — valores essenciais para formar uma geração comprometida com um futuro mais sustentável e justo.
Com informações da Prefeitura Municipal
Paulinho Barcelos
Rádio Jornalismo – Rádio Cruz Alta
Grupo Pilau de Comunicações